History2 estreia Tesouros Arqueológicos

Divulgação

O History2 estreia na próxima terça-feira, 20 de julho, ás 22h, a minissérie Tesouros Arqueológicos (Lost Worlds and Hidden Treasures), apresentada pela historiadora britânica Janina ''Nina'' Ramirez, que segue os passos de alguns achados e descobertas mais emocionantes de todos os tempos e que mudaram o curso da história da humanidade.

Nesta produção de seis episódios, o público terá uma experiência única e inovadora, revisando a história por trás de seis magníficos achados arqueológicos e tesouros antigos que alteraram a compreensão das origens da civilização e reescreveram a história da humanidade: o tesouro do Sutton Hoo, a escultura do "Homem Leão", as Cabeças Olmecas, o palácio do Minotauro, o navio viking de Oseberg e a cidade mais antiga do mundo, Çatalhöyük.

“A História é uma trama fascinante que se constrói por meio de evidencias do passado, e esta nova série transmite de um modo revelador como uma descoberta inesperada de um objeto antigo pode mudar radicalmente nossas ideias sobre uma civilização inteira. Tesouros Arqueológicos é uma produção que reflete o espírito documental do History2 em estado puro, e uma verdadeira paixão por História”, afirma Miguel Brailovsky, vice-presidente Sênior de Conteúdo do History e History2 na América Latina.

Nos três primeiros episódios de Tesouros Arqueológicos, a série traça a história por trás de três descobertas que ocorreram em uma era de ouro da exploração e arqueologia, em que os aventureiros se propuseram a explorar os cantos mais remotos do mundo, na esperança de descobrir pistas para nosso passado esquecido. Durante o verão de 1939, quando o mundo estava à beira da Segunda Guerra Mundial, foram descobertos três tesouros extraordinários que mudariam radicalmente nosso conhecimento sobre as origens e a diversidade da cultura humana, aproximando-nos do mundo de nossos ancestrais.

No primeiro episódio (20/7), a historiadora explora a descoberta de um incrível navio funerário anglo-saxão em Suffolk, na Inglaterra, datado do início do século VII. É o Sutton Hoo, também conhecido como o 'Tutancâmon britânico', onde foram encontrados importantes tesouros da cultura anglo-saxã.  A jovem inglesa Edith Pretty (1883-1942) foi a responsável pela escavação realizada na sua propriedade em Suffolk e que permitiu encontrar relíquias que incluíam o famoso capacete Sutton Hoo; além de cetros, escudos, moedas, armas em ouro, prata, bronze, ferro e madeira, tornando-se um dos eventos mais importantes da arqueologia britânica.

No segundo (27/7), Ramirez viaja para as cavernas do sul da Alemanha, onde segue os passos da escultura do "Homem Leão", talvez a obra de arte mais importante da Idade do Gelo, uma das primeiras grandes obras-primas da história da humanidade e que foi encontrada em fragmentos, em agosto de 1939, por uma equipe de arqueólogos nazistas liderada pelo ambicioso acadêmico Robert Wetzel.

No terceiro capítulo (3/8), a Dra. Ramirez viaja para a selva do México para relembrar a história das Cabeças Olmecas da antiga Mesoamericana, notáveis cabeças colossais feitas de pedra que marcaram os vestígios de uma civilização, e foram encontradas em 1938 pela equipe de exploradores liderada pelo casal de norte-americanos Matthew e Marion Stirling.

Nos últimos três episódios de Tesouros Arqueológicos, Janina segue os passos de três homens que percorreram o mundo em busca de outros tesouros que reescreveram a história humana, levando-nos, no quarto capítulo, aos mares azuis e antigos palácios da Ilha grega de Creta, para seguir a trilha do milionário que descobriu o mítico palácio de Cnossos, encontrado pelo britânico Sir Arthur Evans, no século XIX, o mais famoso mito grego do Rei Minos e do terrível monstro conhecido como Minotauro, que ficava escondido nas profundezas de seu palácio. No quinto episódio, 'Nina' viaja à vasta planície de Konya, na Turquia, para desvendar a história do arqueólogo James Mellaart que, em 1961, desvendou o mistério de como a humanidade deu seu primeiro salto, passando da idade da pedra para a vida urbana que conhecemos hoje: descobriu a cidade mais antiga do mundo, Çatalhöyük, de 9.500 anos.

Finalmente, no último episódio, a especialista visita os fiordes do sul da Noruega para explorar a descoberta do impressionante navio Oseberg, o navio viking mais antigo e mais bem preservado do mundo, cuja estrutura e tesouros milagrosamente sobreviveram quase intactos por um milênio. Em 1903, o professor e arqueólogo sueco Gabriel Gustafson, motivado por um fazendeiro que lhe mostrou um fragmento de madeira entalhada de uma roda encontrada em sua fazenda, investigou a sua propriedade onde o navio de Oseberg, o mais luxuoso e extravagante cemitério viking, foi finalmente encontrado. Seus entalhes delicados e design elegante transformariam completamente a reputação dos vikings, de selvagens ferozes.

*Disponível também em VOD e no History Play

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato