Preparação dos atletas olímpicos brasileiros é tema do Caminhos da Reportagem

Divulgação

O Caminhos da Reportagem inédito que a TV Brasil exibe no domingo (18) revela como os atletas brasileiros se prepararam para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam no dia 25 deste mês. A equipe de reportagem conversa com desportistas, técnicos e preparadores físicos sobre o desafio atípico de se treinar em meio à pandemia de Covid-19. O programa vai ao ar às 20h.

Desde os primeiros Jogos da Era Contemporânea, em Atenas (1896), este é o maior intervalo de tempo entre duas Olimpíadas: 1797 dias. Hiato semelhante havia acontecido durante a Segunda Guerra Mundial, quando as edições de Helsinque (1940) e Londres (1944) foram canceladas.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, A pandemia de Covid-19 fez com que o maior evento esportivo do mundo fosse adiado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por um ano. Isso alterou a rotina de treinos e as expectativas de muitos atletas brasileiros, que passaram por uma preparação fora do comum.

“No começo da pandemia, a gente não podia entrar aqui no centro de treinamento. Estava tudo fechado”, relembra a atleta do tiro com arco Anne Marcelle dos Santos, para quem a quebra de rotina foi também um desafio psicológico. “A gente tinha um único espaço em casa, de cinco metros, e não é a mesma coisa: de cinco metros, atirar 70 metros. Então, tinha dias que eu treinava, tinha dias que eu não treinava.”

O aspecto mental teve um peso significativo e mereceu atenção especial do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A psicóloga Carla di Pierro, que atua no COB desde 2012, observa que a preparação foi especialmente difícil para a maioria dos atletas, profissionais que têm a vida pessoal planejada com rigor em função do calendário esportivo.

“Tem atleta que já se organiza para a aposentadoria, para ter filho depois dos jogos, para casar depois dos jogos”, explica a psicóloga.

Foi assim para a dupla do vôlei de praia Alison Cerutti e Álvaro Filho. Classificados desde 2019, eles puderam acompanhar de perto o nascimento dos filhos no período de isolamento. Por outro lado, tiveram que redobrar a atenção com a segurança da família. “Foi um processo, onde a gente estava um em cada tempo e depois a gente conseguiu alinhar os dois, e agora nós dois estamos entrando no nosso melhor mesmo. Então, acho que a gente vai chegar forte pra Tóquio”, afirma Álvaro.

Pepê Gonçalves, da canoagem slalom, teve sorte em poder contar com um centro de treinamento de ponta. No Parque Olímpico de Deodoro – legado dos Jogos do Rio 2016 –, ele conseguiu se preparar e está otimista quanto à sua participação.

“Se hoje eu tô sonhando e indo buscar minha medalha olímpica em Tóquio, é tudo graças ao canal de Deodoro”, revela o atleta. “Lá, a gente podia ficar totalmente isolado de todo mundo, seguindo as restrições. E enquanto muitos centros de treinamento estavam fechados, o nosso estava aberto.”

Apesar de toda adversidade, a expectativa de fazer o melhor em Tóquio é o que tem motivado os atletas brasileiros para essas Olimpíadas. Único representante do remo brasileiro, Lucas Verthein resume o sentimento dos atletas brasileiros: “É uma Olimpíada histórica. É uma Olimpíada que vai ficar marcada pro resto da nossa história como uma Olimpíada atípica e, ao mesmo tempo, uma Olimpíada que simboliza a vida (...) simboliza a nossa volta por cima em relação a um vírus que devastou o planeta inteiro.”

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato