Vilas operárias de São Paulo são tema de jornalístico da TV Brasil

Divulgação

O Caminhos da Reportagem inédito que a TV Brasil exibe às 20h de domingo (4) convida o espectador a um passeio pelas centenárias Vila Maria Zélia e Vila dos Ingleses, na capital paulista.

No bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo, a equipe de reportagem visita a Vila Maria Zélia – inaugurada em 1917 –, mostra o interior das casas e conversa com os moradores.

O ex-modelo Edelson Pereira Pinto, conhecido como Seu Dedé, é morador da Vila Maria Zélia desde que nasceu, há mais de 70 anos: “tenho orgulho em dizer que eu durmo no quarto em que nasci”.

Os prédios abandonados são atração da vila também. Os moradores convivem com visitantes em busca de história nas paredes destruídas da antiga escola de meninas, hoje sem teto.

A falta de conservação do armazém, da escola dos meninos, sapataria e boticário – a farmácia da vila – não impede o visitante de imaginar como viviam as famílias dos funcionários de uma fábrica de sacos de juta para embalar a produção cafeeira no começo do séc. XX.

Há vinte minutos dali, a Vila dos Ingleses conduz os visitantes por outra viagem no tempo. O complexo de 28 casas foi construído em 1917 para receber as famílias dos engenheiros ingleses que atuaram na reforma da Estação da Luz.

O Caminhos da Reportagem revela este patrimônio tombado pelo governo paulista e localizado discretamente entre prédios imponentes – a própria Estação da Luz, a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato