Baseada em best-seller de Siddhartha Mukherjee, série 'O Gene: Uma História Íntima' fala de ciência, DNA e cura

Divulgação Curta!

Adaptada do best-seller homônimo do Dr. Siddhartha Mukherjee, a série ''O Gene: Uma História Íntima'' chega ao Curta!. Com direção de Jack Youngelson, no primeiro episódio, e de Chris Durrance, nos outros três, a produção propõe um mergulho na ciência genética, combinando informação científica e fatos históricos relevantes que marcaram os estudos sobre o gene.

O depoimento do Dr. Siddhartha Mukherjee — médico oncologista, professor e autor de livros de não ficção sobre medicina e ciência — norteia a narrativa. “Os genes contêm uma história de nós mesmos, da nossa ancestralidade, e, por definição, do nosso futuro, porque iremos transmiti-lo por gerações. Agora que podemos mudar o DNA e, assim, mudar o nosso futuro, o que eu farei?”, questiona Siddhartha, nascido em Nova Delhi, na Índia, e naturalizado americano. A série reúne, ainda, entrevistas de especialistas envolvidos em pesquisas de ponta no campo da genética, além de relatos pessoais comoventes de quem depende da evolução tecnológica para sobreviver.

O primeiro episódio entrelaça a história de um casal em busca da cura para uma doença genética rara, que atinge sua filha de quatro anos, com relatos das descobertas empolgantes dos pioneiros da genética: Gregor Mendel, Thomas Hunt Morgan, Francis Crick e James Watson. Produzida pela rede de televisão PBS, a série levanta também a discussão ética em torno dos limites da pesquisa científica e o uso de patentes. A estreia é na Quinta do Pensamento, 26 de agosto, às 23h.

Paulinho da Viola é tema de documentário com
roteiro de Zuenir Ventura

O cantor, compositor e instrumentista Paulinho da Viola tem a vida e a obra retratadas no documentário ''Paulinho da Viola — Meu Tempo É Hoje''. Com roteiro de Zuenir Ventura e direção de Izabel Jaguaribe (de “Passageiros” e “Tudo é irrelevante, Hélio Jaguaribe”), o longa traça um perfil afetivo do músico, mostrando a sua rotina discreta e distante dos holofotes.

O sambista, dono de uma elegância natural e de uma fala sempre mansa, lembra suas influências musicais, apresenta seus mestres e faz reflexões sobre passado, presente e futuro. Em uma das cenas, Paulinho é posto diante dessa dicotomia entre o antigo e o novo, ao tocar violão ao lado de seu pai, o violonista César Faria (que viria a morrer quatro anos após o lançamento do filme) e de seu filho, João Rabello, também músico.

Os amigos de Paulinho tampouco ficam de fora desse retrato audiovisual e musical e, entre eles, estão alguns grandes nomes da música brasileira: Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Marina Lima e a Velha Guarda da Portela, sua escola de samba do coração. A exibição é na Segunda da Música, 23 de agosto, às 22h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 23/08

22h30 – “Paulinho da Viola — Meu Tempo é Hoje” (Documentário)

"Paulinho da Viola — Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e seus hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema — o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela. Diretora: Izabel Jaguaribe Duração: 83 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de agosto, terça-feira, às 02h30 e 16h30; 25 de agosto, quarta-feira, às 10h30; 28 de setembro, sábado, às 15h25.

Terça das Artes – 24/08

22h20 – "Bernardes” (Documentário)

Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada. Diretores: Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros. Duração: 85 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de agosto, quarta-feira, às 2h20 e às 16h20; 26 de agosto, quinta-feira, às 10h20; 29 de agosto, domingo, às 19h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) –  25/08

20h – “Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” (Documentário)

O documentário enfoca a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e ideais explodem na tela num filme-tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 98 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 26 de agosto, quinta-feira, às 0h e 14h; dia 27 de agosto, sexta-feira, às 08h; dia 28 de agosto, sábado, 22h05.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 26/08

23h – “O Gene: Uma História Íntima” (Série em 4 episódios) – Episódio 1

O primeiro episódio entrelaça a história atual dos Rosens, uma jovem família em uma saga para achar a cura de uma doença genética rara que atinge sua filha de quatro anos, com relatos das descobertas empolgantes dos pioneiros da genética — Gregor Mendel, Thomas Hunt Morgan, Francis Crick e James Watson. Direção: Jack Youngelson. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos:  27 de agosto, sexta-feira, às 3h e às 17h; 28 de agosto, sábado, às 13h; 29 de agosto, domingo, às 18h00

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) -27/08

21h – “História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres” (Série em três episódios) – Episódio 1: “1840-1906: A paixão por destruição”

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova York e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta. Direção: Ramonet (Tancrède). Duração: 52 min. Classificação: Livre Horários alternativos:  28 de agosto, sábado, às 01h; 29 de agosto, domingo, às 16h45; 30 de agosto, segunda-feira, às 15h; 31 de agosto, terça-feira, às 09h.

Sábado – 28/08

19h10 - “Saudade” (Série) – Ep. “Amor e Saudade”     
    
Sentimentos que se misturam e coexistem, amor e saudade estão presentes na vida e produção artística da coreógrafa Deborah Colker, do cineasta Karim Aïnouz, do cantor Otto, da escritora Adriana Falcão, do poeta pernambucano Antonio Marinho e do diretor recifense Lírio Ferreira. Direção: Paulo Caldas e Bárbara Cunha. Duração: 53 min. Classificação: Livre. Horários alternativos:  29 de agosto, domingo, às 10h30.

Domingo – 29/08

12h30 – “Jango” (Documentário)

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960, sob o contexto histórico da Guerra Fria. “Jango” narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 120 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 30 de agosto, segunda-feira, às 01h e às 16h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato