Box Brazil Play celebra o dia do documentário brasileiro com seleção especial de filmes

Divulgação

O documentário é um dos gêneros audiovisuais mais produzidos e premiados do Brasil. Para celebrar este formato tão importante a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) criou o Dia do Documentário Brasileiro. A data escolhida, dia 7 de agosto, presta homenagem ao cineasta baiano Olney São Paulo, autor de obras como “Ciganos do Nordeste” e “Manhã Cinzenta”, preso e torturado pela ditadura militar pelo teor político e denunciativo de seus filmes.

A Box Brazil Play – serviço de streaming dedicado ao conteúdo audiovisual brasileiro – selecionou cinco obras de seu catálogo para inspirar o público a celebrar o documentário nacional em toda sua pluralidade. São obras que retratam idiossincrasias e historicidades brasileiras e formam uma amostra representativa do catálogo de documentários disponíveis na plataforma.

Confira abaixo os títulos:


O documentário busca, por meio de entrevistas, encontros e vivências junto a “funkeiros”, montar um quebra cabeça improvável da cultura popular. O filme foca o Baile Funk no Rio de Janeiro: sua música, seus personagens e a favela – local onde nasceu e onde, geralmente, acontece.

Elenco: McGalo, Sany Pitbull, Valesca Popozuda, Tati Quebra Barraco
Direção: Wesley Pentz, Leandro Lara
Duração: 82 minutos

Maracanã - Templo das Emoções

A história do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, desde sua construção em 1948, a traumática inauguração, com a derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950; o Milésimo Gol de Pelé, em novembro de 1969; os shows de Frank Sinatra, Ivete Sangalo e Rock in Rio; as missas rezadas pelo Papa João Paulo II, em 1980 e 1997; as manifestações contra a sua reforma para a Copa de 2014; e a reabertura, durante a Copa das Confederações.

Direção: Gehrard Schick
Duração: 89 minutos


Retrata o surgimento de uma nova geração de drag queens oriundas de diversas classes sociais, pautadas no impacto das novas tecnologias em suas vivências e que buscam cada vez mais visibilidade na sociedade. O filme dá voz a uma cultura sempre deixada ao largo das representações políticas, sociais, econômicas.

Elenco: João Pedro Perdigão Marinho, Carmem Lima dos Santos, Paloma Shuzue Cortes, Vitor Barreto de Assis, Diogo Messias Teixeira da Boa Morte, Tomas Jeferson da Silva Rocha

Direção: Rafael Ribeiro
Duração: 13 minutos


Este Documentário, ambientado em uma das regiões mais bonitas e inóspitas do Brasil, o diretor André Duarte conta por que e como se tornou um fotografo. Com uma pitada de aventura, ele passa por trilhas, rios, cachoeiras e montanhas, mostrando a busca por uma foto perfeita.

Direção: André Duarte
Duração: 51 minutos

Eldorado - Mengele Vivo ou Morto?

O diretor Marcelo Felipe Sampaio revisita a história da passagem do médico nazista Josef Mengele pela América do Sul. Teorias da conspiração relatam que o verdadeiro Josef Mengele fugiu para os EUA, deixando um sósia no Brasil, e que suas terríveis experiências foram usadas pela indústria farmacêutica.

Direção: Marcelo Felipe Sampaio
Duração: 52 minutos
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem