Box Brazil Play celebra o dia do documentário brasileiro com seleção especial de filmes

Divulgação

O documentário é um dos gêneros audiovisuais mais produzidos e premiados do Brasil. Para celebrar este formato tão importante a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) criou o Dia do Documentário Brasileiro. A data escolhida, dia 7 de agosto, presta homenagem ao cineasta baiano Olney São Paulo, autor de obras como “Ciganos do Nordeste” e “Manhã Cinzenta”, preso e torturado pela ditadura militar pelo teor político e denunciativo de seus filmes.

A Box Brazil Play – serviço de streaming dedicado ao conteúdo audiovisual brasileiro – selecionou cinco obras de seu catálogo para inspirar o público a celebrar o documentário nacional em toda sua pluralidade. São obras que retratam idiossincrasias e historicidades brasileiras e formam uma amostra representativa do catálogo de documentários disponíveis na plataforma.

Confira abaixo os títulos:


O documentário busca, por meio de entrevistas, encontros e vivências junto a “funkeiros”, montar um quebra cabeça improvável da cultura popular. O filme foca o Baile Funk no Rio de Janeiro: sua música, seus personagens e a favela – local onde nasceu e onde, geralmente, acontece.

Elenco: McGalo, Sany Pitbull, Valesca Popozuda, Tati Quebra Barraco
Direção: Wesley Pentz, Leandro Lara
Duração: 82 minutos

Maracanã - Templo das Emoções

A história do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, desde sua construção em 1948, a traumática inauguração, com a derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950; o Milésimo Gol de Pelé, em novembro de 1969; os shows de Frank Sinatra, Ivete Sangalo e Rock in Rio; as missas rezadas pelo Papa João Paulo II, em 1980 e 1997; as manifestações contra a sua reforma para a Copa de 2014; e a reabertura, durante a Copa das Confederações.

Direção: Gehrard Schick
Duração: 89 minutos


Retrata o surgimento de uma nova geração de drag queens oriundas de diversas classes sociais, pautadas no impacto das novas tecnologias em suas vivências e que buscam cada vez mais visibilidade na sociedade. O filme dá voz a uma cultura sempre deixada ao largo das representações políticas, sociais, econômicas.

Elenco: João Pedro Perdigão Marinho, Carmem Lima dos Santos, Paloma Shuzue Cortes, Vitor Barreto de Assis, Diogo Messias Teixeira da Boa Morte, Tomas Jeferson da Silva Rocha

Direção: Rafael Ribeiro
Duração: 13 minutos


Este Documentário, ambientado em uma das regiões mais bonitas e inóspitas do Brasil, o diretor André Duarte conta por que e como se tornou um fotografo. Com uma pitada de aventura, ele passa por trilhas, rios, cachoeiras e montanhas, mostrando a busca por uma foto perfeita.

Direção: André Duarte
Duração: 51 minutos

Eldorado - Mengele Vivo ou Morto?

O diretor Marcelo Felipe Sampaio revisita a história da passagem do médico nazista Josef Mengele pela América do Sul. Teorias da conspiração relatam que o verdadeiro Josef Mengele fugiu para os EUA, deixando um sósia no Brasil, e que suas terríveis experiências foram usadas pela indústria farmacêutica.

Direção: Marcelo Felipe Sampaio
Duração: 52 minutos

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato