CNN Séries Originais estreia a série ''O Celeiro do Mundo''

Divulgação

O CNN Séries Originais estreia nesta quinta-feira (26/08), às 22h30min, uma série especial sobre uma das regiões mais ricas do Brasil: o Centro-Oeste. Conhecida como "celeiro do mundo", o território tem se tornado um importante pólo econômico nacional fora do eixo Rio-São Paulo. 

Com desenvolvimento de tecnologia de ponta e técnicas inovadoras para melhor aproveitar o solo, sem aumentar os impactos ambientais, a região traz possibilidades importantes para a economia do país. "A produção cresceu de maneira espetacular. Muito investimento em tecnologia, em genética, em melhores práticas para os agricultores", conta o presidente da FS Bioenergia, Rafael Abbud.

Segundo a Embrapa, até o ano de 2050, a produção brasileira de grãos pode superar 500 milhões de toneladas. O crescimento brasileiro no setor tem se destacado em relação ao cenário mundial. Entre 2011 e 2020, enquanto a média mundial de produção de grãos cresceu 2,03%, a produção brasileira evoluiu mais que o dobro, 5,33%.

A série traz histórias de quem atua há muito tempo na região e acompanhou toda essa evolução, como a do produtor rural, Elso Pozzobon. "Vim como funcionário de uma cooperativa, no ano de 1985, sediando inicialmente em Diamantino, a cidade mais próxima de Cuiabá, posteriormente em meados de  91, deixei o emprego e vim para Sorriso traçar o meu futuro particular por iniciativa própria". 

A produção agrícola brasileira é responsável por alimentar 800 milhões de pessoas em todo o mundo. E boa parte tem origem na região central do Brasil, que além da elevada produção de grãos, também vê a criação de gado ganhar uma importância cada vez maior no cenário mundial. O faturamento com as exportações de carne bovina, por exemplo, aumentou mais de 4% em comparação com 2020, ultrapassando quatro bilhões de dólares.

"Desses 30% exportados, metade é China. Antigamente era Rússia, era Egito, a gente tinha outros países que eram grandes consumidores, hoje a China é o principal player na exportação de carne brasileira", conta o leiloeiro Ricardo Nicolau.

A riqueza do milho na região possibilita a produção de cinco produtos diferentes: etanol, óleo e três tipos de fibras ricas em proteínas.  "Através do milho, a gente tem como carro-chefe a transformação em etanol, bem como em produtos de nutrição animal", conta Fernando Martinelli, gerente industrial da FS Bioenergia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato