CNN SINAIS VITAIS trata da 4a. maior causa de internação do SUS

Divulgação

Episódio 15: ''Respirar Bem''

O ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, que vai ao ar quarta-feira (11/08), às 22h30min, mostra como é difícil a vida de pacientes jovens e adultos com asma. Cerca de 10% da população mundial sofre com essa doença inflamatória das vias aéreas. 

No Brasil, a asma é a quarta maior causa de internações do SUS (o Sistema Único de Saúde), com 350 mil casos por ano. E, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil está entre os 45 países mais poluídos do mundo.

O Dr. Roberto Kalil entrevistou alguns dos especialistas mais renomados do Brasil, como o professor titular de pneumologia da Faculdade de Medicina e pneumologista, Dr. Rogério Souza. Para ele, "a asma é uma doença inflamatória, que faz com que a via aérea tenha uma limitação ao fluxo. E quando ela fecha, há um estreitamento da passagem do ar, o que pode causar falta de ar, chiado no peito e pode levar a crises de falta de ar”. O médico destaca que “há uma grande proporção de pacientes asmáticos com histórico familiar muito claro, mas existe a asma que não consegue se avaliar um componente familiar. E, de toda forma, a exposição ambiental pode desencadear os sintomas”, reforça.

O Dr. Kalil também conversou com a psicóloga Maria Alice Fontes que explica como fatores do dia a dia, como o estresse e a ansiedade, podem ser gatilhos para as crises asmáticas. “A asma é muito suscetível a situações de estresse. Pessoas que já têm algum problema anterior, pulmonar, acabam piorando a situação diante de um estresse. O histórico é importante. Uma pessoa que já tem tendência à ansiedade, que tenha ansiedade do nada, pode ter uma crise em casa, por exemplo, onde ela descarrega um monte de adrenalina no corpo, e o coração começa a disparar. Com a pessoa asmática, esse quadro pode ser pior”.

O programa traz a informação de que mais de 300 milhões de pessoas têm asma em todo o mundo. Desse número, 3,7% enfrentam a forma grave da doença. Os dados são do Grupo Brasileiro de Asma Grave.

Para o médico patologista, Dr. Paulo Saldiva, o asmático é muito sensível às variações do meio. Quando cai a temperatura, quando cai a umidade e quando respira poluente. Ela provoca uma inflamação subclínica em todos nós. E o asmático reage mais”. Em entrevista ao Dr.Kalil, ele revelou seu sofrimento com a doença. “Tive a minha primeira crise aos cinco anos de idade. Não tinha bombinha. Você tinha uma crise que persistia por horas, dias. Eu ficava acamado e muito ansioso, porque a crise de asma te impõe um sentimento de fragilidade e insegurança. E eu usei a asma como desafio. E, felizmente hoje, eu consigo viver razoavelmente bem com a asma e com o esporte me ajudou muito”. 

A equipe da CNN viaja a Salvador para mostrar o trabalho desenvolvido pela ProAr. A Fundação ProAr é o programa de controle de asma na Bahia. Foi idealizado em 2003 pelo Dr. Álvaro Cruz e Dr. Adelmir Souza Machado, junto de uma equipe multiprofissional de alunos de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O programa tem o objetivo de expandir o acesso ao diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias crônicas, como a asma. Nos seus primeiros anos, eles conseguiram reduzir em 74% as internações no Estado. O ProAr oferece tratamento, e principalmente educação, para os pacientes no tratamento e controle da doença em casa.

Em São Paulo, o “CNN Sinais Vitais” acompanha o trabalho do Centro de Reabilitação de Doenças Pulmonares, localizado no Hospital das Clínicas. Neste espaço, pacientes asmáticos passam por uma série de exercícios na fisioterapia para diminuir a falta de ar.

* ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (11/08), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na faixa nobre da CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato