Dia do Documentário Brasileiro é celebrado no Curta!On, que destaca três produções

Divulgação Curta!On

O grupo Curta! celebra o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, em 7 de agosto, disponibilizando três obras sobre o gênero cinematográfico no streaming Curta!On, no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. A tríade é formada pela série “Nós, Documentaristas”, de Susanna Lira, e pelos longas “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso, e “O Método”, de Liliana Sulzbach e Carlos Roberto Franke. A data presta homenagem ao aniversário do documentarista baiano Olney São Paulo (1936-1978), diretor de filmes como “O Forte”, “Ciganos no Nordeste” e “Grito da Terra”, e tem por objetivo dar mais visibilidade ao gênero no país. 

''Banquete Coutinho'' lança um olhar sobre a obra de Eduardo Coutinho (1933-2014) a partir de um encontro filmado com ele em 2012, dois anos antes de sua morte. Coutinho é um dos mestres da cinematografia brasileira, realizador de documentários como “Cabra Marcado para Morrer” (1964-1984), “Edifício Master” (2002), “Jogo de Cena” (2007) e “As Canções” (2011).

Na série de 13 episódios ''Nós, Documentaristas'', os principais cineastas do país que se propõem a filmar a "realidade" contam suas experiências. Entre os entrevistados estão nomes consagrados como João Moreira Salles, Vladimir Carvalho e Lúcia Murat; e documentaristas de uma nova geração, como Petra Costa, Emílio Domingos e Cristiano Burlan.

Para completar a lista, o longa ''O Método'' também investiga as técnicas e as ferramentas utilizadas por experientes documentaristas para retratar o real. Entre os entrevistados estão: Silvio Tendler, Bertram Verhaag, Eduardo Vilela Thielen, Inge Altemeier, Joachim Tschirner, Kerstin Stutterheim, Luiz Eduardo Jorge, Valentin Thurn e Washington Novaes.

Confira as sinopses:

Banquete Coutinho (Documentário)

''Banquete Coutinho'' propõe olhar para os filmes de Eduardo Coutinho como uma grande obra indivisível. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Direção: Josafá Veloso. Duração: 74 min. Classificação: 12 anos

Nós, Documentaristas (Série)

A série “Nós, documentaristas” mergulha no universo do documentário brasileiro a partir de depoimentos dos principais cineastas do país que se propõem a filmar a "realidade". A proposta é que, a partir do olhar de cada um deles, o público seja capaz de refletir sobre a realidade contemporânea brasileira. Os programas investigam o processo de criação e realização dos filmes documentais, além da vida e obra de diversos profissionais, desde experientes diretores — como João Moreira Salles, Vladimir Carvalho e Lúcia Murat — até documentaristas de uma nova geração, como Petra Costa, Emílio Domingos e Cristiano Burlan. A série de 13 episódios é dirigida por Susanna Lira, documentarista que também ganha espaço em um episódio só seu. Direção: Susanna Lira. Duração: 13 episódios de 26 min. Classificação: Livre.

O Método (Documentário)

''O Método'' desvenda, interpreta e revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade. Direção: Liliana Sulzbach, Carlos Roberto Franke. Duração: 80 min. Classificação: 10 anos.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem