Dia do Documentário Brasileiro é celebrado no Curta!On, que destaca três produções

Divulgação Curta!On

O grupo Curta! celebra o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, em 7 de agosto, disponibilizando três obras sobre o gênero cinematográfico no streaming Curta!On, no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. A tríade é formada pela série “Nós, Documentaristas”, de Susanna Lira, e pelos longas “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso, e “O Método”, de Liliana Sulzbach e Carlos Roberto Franke. A data presta homenagem ao aniversário do documentarista baiano Olney São Paulo (1936-1978), diretor de filmes como “O Forte”, “Ciganos no Nordeste” e “Grito da Terra”, e tem por objetivo dar mais visibilidade ao gênero no país. 

''Banquete Coutinho'' lança um olhar sobre a obra de Eduardo Coutinho (1933-2014) a partir de um encontro filmado com ele em 2012, dois anos antes de sua morte. Coutinho é um dos mestres da cinematografia brasileira, realizador de documentários como “Cabra Marcado para Morrer” (1964-1984), “Edifício Master” (2002), “Jogo de Cena” (2007) e “As Canções” (2011).

Na série de 13 episódios ''Nós, Documentaristas'', os principais cineastas do país que se propõem a filmar a "realidade" contam suas experiências. Entre os entrevistados estão nomes consagrados como João Moreira Salles, Vladimir Carvalho e Lúcia Murat; e documentaristas de uma nova geração, como Petra Costa, Emílio Domingos e Cristiano Burlan.

Para completar a lista, o longa ''O Método'' também investiga as técnicas e as ferramentas utilizadas por experientes documentaristas para retratar o real. Entre os entrevistados estão: Silvio Tendler, Bertram Verhaag, Eduardo Vilela Thielen, Inge Altemeier, Joachim Tschirner, Kerstin Stutterheim, Luiz Eduardo Jorge, Valentin Thurn e Washington Novaes.

Confira as sinopses:

Banquete Coutinho (Documentário)

''Banquete Coutinho'' propõe olhar para os filmes de Eduardo Coutinho como uma grande obra indivisível. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Direção: Josafá Veloso. Duração: 74 min. Classificação: 12 anos

Nós, Documentaristas (Série)

A série “Nós, documentaristas” mergulha no universo do documentário brasileiro a partir de depoimentos dos principais cineastas do país que se propõem a filmar a "realidade". A proposta é que, a partir do olhar de cada um deles, o público seja capaz de refletir sobre a realidade contemporânea brasileira. Os programas investigam o processo de criação e realização dos filmes documentais, além da vida e obra de diversos profissionais, desde experientes diretores — como João Moreira Salles, Vladimir Carvalho e Lúcia Murat — até documentaristas de uma nova geração, como Petra Costa, Emílio Domingos e Cristiano Burlan. A série de 13 episódios é dirigida por Susanna Lira, documentarista que também ganha espaço em um episódio só seu. Direção: Susanna Lira. Duração: 13 episódios de 26 min. Classificação: Livre.

O Método (Documentário)

''O Método'' desvenda, interpreta e revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade. Direção: Liliana Sulzbach, Carlos Roberto Franke. Duração: 80 min. Classificação: 10 anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato