É hoje! Festival Sonido chega a TV com apresentação do Clube da Guitarrada

Divulgação 

A música instrumental amazônica produzida com seus ingredientes regionais em um dos maiores cartões-postais de Belém. A versão online e televisiva do "Festival Sonido - Música Instrumental & Experimental", que acontece desde 2015 na capital paraense, em pleno Mercado do Ver-o-Peso, agora tem data para estrear. A música instrumental amazônica, com curadoria e produção da Se Rasgum Produções, tem quatro sessions gravadas no Solar da Beira, em Belém com pré-estreia sempre às quartas-feiras (4, 11, 18 e 25 de agosto), às 20h30, no canal de TV fechada Music Box e a partir das 21 horas tem lançamento e acesso gratuito no canal do Se Rasgum no YouTube.

A programação, pensada como uma forma de representar o Festival Sonido presencial, traz shows combinados que reúnem a guitarrada, carimbó e o tecnobrega paraense, com uma música eletrônica mais universal, além de entrevistas nos arredores do Mercado do Ver-o-Peso. O Sonido traz a singularidade de ser um festival voltado para a música instrumental e experimental, mas que provoca o público a dançar e curtir um mergulho no trabalho autoral de artistas que transitam entre gêneros pouco visitados e experimentais.

O projeto começa no dia 4 de agosto com o Clube da Guitarrada, movimento formado por uma nova geração de músicos com a missão de manter a chama da guitarrada acesa, reverenciando seus mestres e criadores. Mestre Aldo Sena e Curica, que faziam parte dos Mestres da Guitarrada, com o saudoso Mestre Vieira, tocam suas músicas com novo fôlego de arranjos feitos por uma nova geração de músicos influenciados por eles.

Dia 11, o Sonido Sessions apresenta Strobo + STRR, uma fusão moderna de música eletrônica de STRR com um duo que também flerta com o orgânico. Félix Robatto e Tamboiaras, que terá episódio exibido no dia 18, tem a mistura da guitarrada de Félix com os tambores de carimbó das Tamboiaras, grupo percussivo formado exclusivamente por mulheres. E o último episódio, no dia 25, traz o duo Guitarrada das Manas em um flerte com o tecnobrega do DJ Waldo Squash, ex-integrante da Gang do Eletro, numa fusão inédita e interessante.

Todos os featurings do Sonido Sessions são shows exclusivos, que partiram do convite da produção do Festival para que realizassem um encontro em que a unidade sonora e conceitual resultasse em shows únicos e com resultados inéditos, mostrando assim a cara da música instrumental amazônica em suas mais variadas formas.

O Festival Sonido Sessions possui também o objetivo de dar visibilidade para as arrecadações da Associação Comunitária da Passagem Limoeiro (ACPL), associação que surgiu no Bairro do Jurunas (Belém do Pará) ainda nos anos 70. A doação vai ser realizada pelo Sympla, plataforma oficial de vendas da Se Rasgum Produções: https://www.sympla.com.br/produtor/serasgum

Projeto selecionado pelo Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará, apoio cultural Codem e Prefeitura de Belém, produção Se Rasgum Produções e Associação Cultural Amazônia Independente.

Saiba mais sobre o line-up

GUITARRADA DAS MANAS

Guitarrada das Manas é um duo paraense que traz uma sequência de músicas instrumentais e experimentais que caminham entre três vertentes: oitentista, world music e guitarrada paraense.

WALDO SQUASH

Waldo Squash é um DJ, produtor musical e compositor reconhecido pelas inovações na cena brega paraense, como o estilo eletromelody, uma evolução do tecnobrega. Liderou a Gang do Eletro, além de trabalhar com grandes artistas como Gaby Amarantos.

STROBO

Formado em janeiro de 2011 pelos músicos Arthur Kunz e Leo Chermont, o Strobo tem como proposta aliar a música instrumental à linguagem do pop utilizando-se da tecnologia para misturar timbres sintéticos e acústicos sem restrição.

STRR

STRR é o trabalho como artista solo do produtor musical paraense Mateus Estrela. A sonoridade é eletrônica e os timbres passeiam pelos calores analógicos e as definições digitais dos sintetizadores modernos, influenciados pelo house, synthpop e future bass.

FÉLIX ROBATTO

Félix é um dos grandes representantes da atual geração da música paraense, sendo referência quando se fala em Guitarrada e Lambada, não só por seu trabalho musical, mas por ser um pesquisador da música paraense.

TAMBOIARAS

Música, ancestralidade e feminismo. Assim, pode ser definida a essência do Tamboiaras grupo de canto e percussão paraense, composto exclusivamente por mulheres, formado em 2017, em Belém do Pará.

CLUBE DA GUITARRADA

O movimento “Clube da Guitarrada” foi fundado em novembro de 2017 com o intuito de reunir pessoas interessadas em difundir e fomentar a guitarrada dos antigos mestres, mas também revelar e incentivar a nova geração deste gênero criado pelo irreverente Mestre Vieira.

MESTRE CURICA

Mestre Curica é compositor, cantor e multi instrumentista com mais de 47 anos de carreira. Atualmente, Curica possui sua banda, intitulada "Mestre Curica e seu Conjunto", e traz em seu repertório guitarrada, merengue, cumbia, carimbó e bolero.

ALDO SENA

Aldo Sena começou sua carreira como músico profissional em Belém, no fim dos anos 70. Possuidor de uma técnica original e peculiar, Sena é considerado um dos maiores guitarristas do país. São 40 anos de carreira, e mais de 20 álbuns lançados, entre discos solo e os LPs da série "Guitarradas".
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem