É hoje! Festival Sonido chega a TV com apresentação do Clube da Guitarrada

Divulgação 

A música instrumental amazônica produzida com seus ingredientes regionais em um dos maiores cartões-postais de Belém. A versão online e televisiva do "Festival Sonido - Música Instrumental & Experimental", que acontece desde 2015 na capital paraense, em pleno Mercado do Ver-o-Peso, agora tem data para estrear. A música instrumental amazônica, com curadoria e produção da Se Rasgum Produções, tem quatro sessions gravadas no Solar da Beira, em Belém com pré-estreia sempre às quartas-feiras (4, 11, 18 e 25 de agosto), às 20h30, no canal de TV fechada Music Box e a partir das 21 horas tem lançamento e acesso gratuito no canal do Se Rasgum no YouTube.

A programação, pensada como uma forma de representar o Festival Sonido presencial, traz shows combinados que reúnem a guitarrada, carimbó e o tecnobrega paraense, com uma música eletrônica mais universal, além de entrevistas nos arredores do Mercado do Ver-o-Peso. O Sonido traz a singularidade de ser um festival voltado para a música instrumental e experimental, mas que provoca o público a dançar e curtir um mergulho no trabalho autoral de artistas que transitam entre gêneros pouco visitados e experimentais.

O projeto começa no dia 4 de agosto com o Clube da Guitarrada, movimento formado por uma nova geração de músicos com a missão de manter a chama da guitarrada acesa, reverenciando seus mestres e criadores. Mestre Aldo Sena e Curica, que faziam parte dos Mestres da Guitarrada, com o saudoso Mestre Vieira, tocam suas músicas com novo fôlego de arranjos feitos por uma nova geração de músicos influenciados por eles.

Dia 11, o Sonido Sessions apresenta Strobo + STRR, uma fusão moderna de música eletrônica de STRR com um duo que também flerta com o orgânico. Félix Robatto e Tamboiaras, que terá episódio exibido no dia 18, tem a mistura da guitarrada de Félix com os tambores de carimbó das Tamboiaras, grupo percussivo formado exclusivamente por mulheres. E o último episódio, no dia 25, traz o duo Guitarrada das Manas em um flerte com o tecnobrega do DJ Waldo Squash, ex-integrante da Gang do Eletro, numa fusão inédita e interessante.

Todos os featurings do Sonido Sessions são shows exclusivos, que partiram do convite da produção do Festival para que realizassem um encontro em que a unidade sonora e conceitual resultasse em shows únicos e com resultados inéditos, mostrando assim a cara da música instrumental amazônica em suas mais variadas formas.

O Festival Sonido Sessions possui também o objetivo de dar visibilidade para as arrecadações da Associação Comunitária da Passagem Limoeiro (ACPL), associação que surgiu no Bairro do Jurunas (Belém do Pará) ainda nos anos 70. A doação vai ser realizada pelo Sympla, plataforma oficial de vendas da Se Rasgum Produções: https://www.sympla.com.br/produtor/serasgum

Projeto selecionado pelo Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará, apoio cultural Codem e Prefeitura de Belém, produção Se Rasgum Produções e Associação Cultural Amazônia Independente.

Saiba mais sobre o line-up

GUITARRADA DAS MANAS

Guitarrada das Manas é um duo paraense que traz uma sequência de músicas instrumentais e experimentais que caminham entre três vertentes: oitentista, world music e guitarrada paraense.

WALDO SQUASH

Waldo Squash é um DJ, produtor musical e compositor reconhecido pelas inovações na cena brega paraense, como o estilo eletromelody, uma evolução do tecnobrega. Liderou a Gang do Eletro, além de trabalhar com grandes artistas como Gaby Amarantos.

STROBO

Formado em janeiro de 2011 pelos músicos Arthur Kunz e Leo Chermont, o Strobo tem como proposta aliar a música instrumental à linguagem do pop utilizando-se da tecnologia para misturar timbres sintéticos e acústicos sem restrição.

STRR

STRR é o trabalho como artista solo do produtor musical paraense Mateus Estrela. A sonoridade é eletrônica e os timbres passeiam pelos calores analógicos e as definições digitais dos sintetizadores modernos, influenciados pelo house, synthpop e future bass.

FÉLIX ROBATTO

Félix é um dos grandes representantes da atual geração da música paraense, sendo referência quando se fala em Guitarrada e Lambada, não só por seu trabalho musical, mas por ser um pesquisador da música paraense.

TAMBOIARAS

Música, ancestralidade e feminismo. Assim, pode ser definida a essência do Tamboiaras grupo de canto e percussão paraense, composto exclusivamente por mulheres, formado em 2017, em Belém do Pará.

CLUBE DA GUITARRADA

O movimento “Clube da Guitarrada” foi fundado em novembro de 2017 com o intuito de reunir pessoas interessadas em difundir e fomentar a guitarrada dos antigos mestres, mas também revelar e incentivar a nova geração deste gênero criado pelo irreverente Mestre Vieira.

MESTRE CURICA

Mestre Curica é compositor, cantor e multi instrumentista com mais de 47 anos de carreira. Atualmente, Curica possui sua banda, intitulada "Mestre Curica e seu Conjunto", e traz em seu repertório guitarrada, merengue, cumbia, carimbó e bolero.

ALDO SENA

Aldo Sena começou sua carreira como músico profissional em Belém, no fim dos anos 70. Possuidor de uma técnica original e peculiar, Sena é considerado um dos maiores guitarristas do país. São 40 anos de carreira, e mais de 20 álbuns lançados, entre discos solo e os LPs da série "Guitarradas".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato