''Incertezas Críticas'' estreia terceira temporada inédita com filósofos brasileiros

Divulgação Curta!

Dedicada a expor o pensamento de intelectuais brasileiros, a terceira temporada da série ''Incertezas Críticas'', de Daniel Augusto, estreia com exclusividade no canal Curta! e no Curta!On, streaming no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. Essa nova leva de episódios inéditos traz as reflexões de 13 pensadores sobre o mundo contemporâneo. A cada episódio, há um novo convidado. São eles: Christian Dunker, Djamila Ribeiro, Eduardo Viveiros de Castro, Ismail Xavier, José Arthur Giannotti, José Miguel Wisnik, Maria Rita Kehl, Marilena Chaui, Olgária Matos, Paulo Arantes, Peter Pál Pelbart, Raquel Rolnik e Renato Janine Ribeiro.

No primeiro episódio, Christian Dunker — psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da USP e autor de vários livros — aborda temas como fake news e a “lógica de condomínio” que, segundo ele, se instaurou no país a partir de 1973. “A solução da lógica de condomínio é mais ou menos a seguinte: o Brasil deu errado. E já que não vai dar para conversar com todo mundo, por que a gente não faz um mini Brasil? E, aí, vai dar certo. A gente excluiu, invisibilizou, patologizou essas formas de vida que trazem problema”, explica Dunker.

Em outro momento, o psicanalista reflete sobre a pós-verdade. “É um cinismo que consegue capturar uma verdade que tem uma estrutura de ficção e usá-la para a falsidade, para promover mais alienação, menos crítica, mais opressão e silenciamento. É um truque da sociedade condominial”, complementa.

“Incertezas Críticas” é uma produção da Grifa Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Quinta do Pensamento, 12 de agosto, às 20h30.

'A mãe de todas as lutas': a questão fundiária
pela ótica feminina

Cineasta premiada, Susanna Lira (Torre das Donzelas/Positivas/Damas do Samba) é a diretora de “A Mãe de Todas as Lutas”, que estreia com exclusividade no Curta! e no Curta!On, streaming no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. Inédito, o filme mostra a luta pela terra no Brasil sob a ótica feminina, tendo como protagonistas duas mulheres: Shirley Krenak e Maria Zelzuita.

Com pesquisa extensa e rico acervo de imagens, o documentário convida o público a entender a complexidade do cenário fundiário. Das batalhas dos indígenas pela demarcação de terras, passando pelo MST e pela história do Massacre de Eldorado dos Carajás — no qual 21 trabalhadores rurais foram assassinados —, a produção aborda a questão agrária no Brasil de forma poética e, ao mesmo tempo, reflexiva.

Shirley Krenak traz, em sua trajetória, a missão de honrar as mulheres e a sabedoria das Guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Já Maria Zelzuita, sobrevivente do Massacre de Eldorado dos Carajás, luta por uma terra produtiva e também pelo sonho da construção de uma memória, de sua morada, de pertencimento e acolhimento. A Modo Operante Produções assina a produção, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. A exibição é na Sexta da Sociedade, 13 de agosto, às 21h35.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 09/08

21h35 – ''Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show'' (Documentário)

Maria Bethânia entrou para o rol das grandes cantoras brasileiras em 1965, no show teatral “Opinião”, apresentando-se ao lado de Zé Ketti e João do Vale. O filme registra o primeiro show da cantora no Rio, realizado na boate Cangaceiro, após sua consagração como intérprete da música “Carcará”. Intercaladas aos números musicais, há cenas do cotidiano da cantora e encontros com Anecy Rocha, Wanda Sá, Rosinha de Valença, Silvinha Teles e Jards Macalé, entre outros. Direção: Eduardo Escorel, Júlio Bressane. Duração: 33 min. Classificação: Livre. Horários alternativos:  10 de agosto, terça-feira, às 01h35; 11 de agosto, quarta-feira, às 9h35; 14 de agosto, sábado, às 23h20.

Terça das Artes – 10/08

22h10 - ''Mário Lago'' (Documentário)

A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. Mário Lago foi um ator consagrado, mas também se destacou como escritor, roteirista e compositor. Suas letras e opiniões ajudaram a transformar gerações inteiras, nunca abrindo mão da lucidez e do carisma tão típicos de um verdadeiro carioca. O filme apresenta sequências com raro material de arquivo, entrevistas, músicas e algumas curiosidades sobre um artista completo, sua história e a passagem do tempo. Direção: Marco Abujamra, Markão Oliveira. Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos:  11 de agosto, quarta-feira, às 2h10 e às 16h10; 12 de agosto, quinta-feira, às 10h10; 16 de agosto, segunda-feira, às 1h00.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) –  11/08

21h - ''Orson Welles: Sombras e Luz'' (Documentário)

Uma figura lendária, Orson Welles, aos 24 anos de idade, reinventou as linguagens do teatro e do cinema. Homem de mil faces, ele foi um moralista, um humanista, um Don Juan, um americano e um exilado sem lar. Foi ator, cineasta, comediante, poeta e uma eterna criança prodígio buscando retornar ao seu estado de graça. Esse documentário é uma jornada até o coração do homem por trás da lenda. Direção: Elisabeth Kapnist. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos:  12 de agosto, quinta-feira, às 1h00 e às 21h00; 13 de agosto, sexta-feira, às 9h00; 15 de agosto, domingo, às 19h35.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 12/08

20h30 – ''Incertezas Críticas'' (Série – 3ª temporada) – Ep. ''Christian Dunker''

Christian Dunker é psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da USP e autor de diversos livros. No episódio de estreia da terceira temporada de “Incertezas Críticas”, ele relaciona as políticas de identidade com a psicanálise, explica como “a lógica do condomínio” pode ajudar a pensar o Brasil, fala sobre as fake news e sobre como o conceito lacaniano do real pode nos ajudar a pensar o que muda e o que permanece no capitalismo contemporâneo. Direção: Daniel Augusto. Duração: 13 episódios de 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos:  13 de agosto, sexta-feira, às 00h30 e às 14h30, 14 de agosto, sábado, às 18h35, 15 de agosto, domingo, às 10h00

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) -13/08

21h35 - ''A Mãe de Todas as Lutas'' (Documentário)

"A Mãe de Todas as Lutas" é um documentário que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina. O filme acompanha a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão no front da luta pela terra no Brasil. Shirley traz a missão de honrar a sabedoria das guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Maria Zelzuita é uma das sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. Através de suas histórias, fica latente que a humanidade depende de decisões de agora para um futuro possível. O filme não pretende dar respostas, apenas deixar uma pergunta: "que tipo de adubo você quer ser para a Mãe Terra?", conforme questiona Shirley Krenak. Direção: Susanna Lira Duração: 71 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos:  13 de agosto, sexta-feira, às 23h00; 14 de agosto, sábado, às 3h00 e às 12h00; 15 de agosto, domingo, às 18h00; 16 de agosto, segunda, às 17h.

Sábado – 14/08

17h30 - ''Matizes do Brasil'' (Série) – Ep. ''Ernesto Neto'' 

Artista visual com trabalhos entre a escultura e a instalação, Ernesto Neto é um dos nomes mais proeminentes da arte contemporânea no Brasil e no mundo. Desde o início de sua carreira, nos anos 1980, vem produzindo obras que colocam em diálogo o espaço expositivo e as diversas dimensões do espectador – corporal, espiritual, individual ou coletiva. Neste episódio de “Matizes do Brasil”, o próprio Neto nos brinda com sua percepção bastante original sobre o fazer artístico. Além dele, os críticos e curadores Luiz Camillo Osório, Márcio Doctors, Jochen Volz e Valéria Piccoli comentam sobre as diferentes fases da carreira do artista, desde obras como “A-B-A (chapa-corda-chapa)”, de 1987, até instalações recentes como “Cura Bra Cura Te”, de 2019. Direção: Bianca Lenti. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos:  10 de agosto, terça-feira, às 20h00; 11 de agosto, quarta-feira, às 0h00 e às 14h00; 12 de agosto, quinta-feira, às 8h00.

Domingo – 15/08

7h30 - ''Minha Vida na Alemanha de Hitler'' (Série) - Episódio 1

Nas eleições legislativas de 1928, na Alemanha, os nazistas não conseguiram amealhar mais do que 2,8% dos votos. Então, como Adolf Hitler conseguiu chegar ao poder em 30 de janeiro de 1933? Depois do crash da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, a crise econômica chegou à Alemanha e os confrontos entre os membros do Partido Comunista e os nazistas do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães aumentaram. Este episódio enfoca o incêndio do Reichstag (o prédio do Parlamento), as prisões de opositores políticos, a suspensão das liberdades civis fundamentais e a abertura dos primeiros campos de concentração. Direção: Jérôme Frieur. Duração: 52 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos:  13 de agosto, sexta-feira, às 19h00; 14 de agosto, sábado, às 4h00 e às 7h30; 16 de agosto, segunda, às 13h; 17 de agosto, terça-feira, às 7h00.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato