Pesquisa mundial, esperança de vacina contra HIV, é tema da reportagem especial do 'Fantástico' deste domingo

Reprodução

Após 40 anos de epidemia, um estudo clínico internacional que testa uma vacina contra o HIV está entrando na fase de testes com humanos. Este é o tema da reportagem especial conduzida por Giuliana Girardi no 'Fantástico' deste domingo, dia 22. O Brasil é um dos oito países que participam do estudo, considerado pelos cientistas o mais promissor até agora. Um dos centros de pesquisa no Brasil é o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, que atendeu os primeiros soropositivos do país. Agora, o diretor e alguns médicos que participam da pesquisa são veteranos, que atenderam os primeiros pacientes na década de 80. “Essa pesquisa, que está sendo feita em vários países, inclusive no Brasil, não é para cura, mas para prevenção da AIDS, assim como a vacina da Covid-19. Conversamos com voluntários que serão acompanhados nos próximos anos. Só daqui a dois anos e meio saberemos o resultado”, adianta a repórter Giuliana Girardi. 
 
Ela explica ainda que, apesar de existirem estudos há 40 anos, ainda não temos uma vacina pela particularidade do HIV. “É um vírus muito mutável, que o corpo não consegue combater. Muda tanto que até hoje não conseguiram colocar numa vacina todos os  genes que fazem parte desses subtipos de vírus. Essa pesquisa está alcançando bons resultados porque reúne genes de vários subtipos do vírus HIV, por isso deram a ela o nome de “mosaico”. É uma esperança. Isso já foi feito em outras pesquisas no passado, que pararam em fases bem anteriores. Essa está avançando cada vez mais e agora será testada agora em humanos. A eficácia nos testes com animais foi de 67%. Daqui a dois anos e meio vamos saber se deu certo ou não. É mais uma tentativa, que está avançando bem. É a esperança pelo desenvolvimento de uma vacina”, complementa a repórter.
 
O programa dessa semana marca também a estreia da segunda temporada da série ‘É Muita Coincidência’. Em quatro episódios, Tadeu Schmidt conta novas histórias, divertidas e emocionantes de coincidências enviadas pelo público ao ‘Show da Vida’. “É divertidíssimo ouvir essas histórias e o mais legal é que elas são verdadeiras. Tem histórias que, se as pessoas tivessem programado, se alguém tivesse ensaiado, não teria conseguido. Só conseguiu por puro acaso. Recebemos muitas histórias legais, deu muito trabalho escolher as melhores, mas escolhemos histórias sensacionais para essa segunda temporada. São histórias divertidíssimas de coincidências enormes, que todo mundo se identifica e adora ouvir”, adianta o apresentador Tadeu Schmidt, que se define como um apaixonado pelo acaso.
 
O ‘Fantástico’ vai ao ar na noite de domingo, dia 22, logo após a ‘Super Dança dos Famosos’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato