Série acompanha reprodução dos macacos-esquilo nesta terça na TV Brasil

Divulgação

O segundo programa inédito da série documental América Latina Selvagem aborda a temporada de reprodução dos macacos-esquilo nesta terça (17), às 21h30, na TV Brasil. A obra investiga como a fauna vive nas regiões preservadas do continente. A viagem apresenta os desafios que o meio-ambiente impõe a três espécies muito diferentes: as baleias-jubarte, os macacos-esquilo e os ursos andinos.

Esse episódio adentra a floresta tropical colombiana para explicar a dinâmica do período de acasalamento dos macacos-esquilo, uma das espécies de primatas mais inteligentes do mundo. A produção mostra como os mais jovens do bando querem impressionar as fêmeas.

As tensões costumam aumentar conforme se aproxima a temporada de reprodução dos macacos-esquilo. Os machos tendem a disputar espaço para predominar na conquista. A série revela como a fêmea dominante Alba reage com a chegada dos inimigos se ela consegue encontrar um pretendente.

Procriação de primatas no continente

O encontro se dá em uma pequena ilha no coração da floresta tropical. Na região, um grupo de macacos-esquilo vive. Eles são uma das menores espécies de primatas do globo, mesmo assim desenvolveram melhor seus hábitos.

À frente desta tropa está a fêmea dominante, Alba, e seu homólogo masculino, Samuel. A produção mostra a fase de acasalamento, época mais importante do ano para esses animais na selva colombiana. O seriado destaca os altos e baixos da vida para esses pequenos primatas corajosos.

Os machos estão crescendo há meses, prontos para competir e impressionar as fêmeas. As disputas estão em alta e a atmosfera no bando está carregada. O novo macho alfa, Samuel, deve ter prioridade nos direitos de acasalamento com as fêmeas e está de olho em Alba.

Apesar disso, seu antecessor, Juan, observa a situação em alerta. Ele ainda tem força e está ganhando tempo, pronto para competir pela atenção e preferência. O programa indica como a fêmea alfa, Alba, decide com quem ela vai procriar durante essas poucas semanas.

Autonomia das novas gerações

Nos últimos anos, os bebês primatas estão se tornando mais independentes, aprendendo a brincar e trabalhando a hierarquia das tropas. Esses macacos-esquilo deveriam estar prontos para o desmame, mas alguns, como o bebê Carlos, estão resistindo a esse passo rumo à autonomia.

A bebê Shakira tem o problema oposto. Ela é a filha da fêmea alfa e mais obstinada do que os outros macacos de sua idade no bando. Entretanto, há um outro lado de seu espírito independente: ela se separa facilmente da tropa e se perde, sozinha na selva.

À medida que as tensões aumentam, a série levanta algumas questões: Alba pode liderar seu bando com segurança durante a temporada de reprodução? Juan terá a chance de minar o novo líder e acasalar com Alba? Shakira encontrará sua tropa antes que um dos predadores mortais da floresta a encontre?

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato