Canal Like - Destaques da programação de 19 a 25 de setembro

Divulgação

A semana do Canal Like (530 da Claro) traz novidades em cartaz nos cinemas, entrevistas e homenagens! Os apresentadores Maytê Piragibe, Indira Nascimento, Hugo Bonemer e Anne Braune trazem as melhores recomendações de programação e de cinema.

No domingo, às 18h, o “Mostras e Festivais” traz as principais informações da 2ª Mostra Taturana de Cinema, que junta filmes, luta antirracista e conversas sobre democracia. Às 21h, o documentário nacional “A Última Floresta” é o destaque do “Nos Cinemas”, com a rotina da aldeia Watoriki, localizada na divisa do Amazonas com Roraima. Um segundo “Nos Cinemas”, às 22h, apresenta o filme “Uma Noite de Crime - A Fronteira”, o quinto da franquia, que está em cartaz nas salas brasileiras.

Na segunda, às 21h, o “Memórias” resgata a carreira do francês Jean-Paul Belmondo, dono de um estilo totalmente particular de dominar a cena. Às 22h, Anne Braune conversa com Michael Haussman, no “Entrevista Like em Casa”, sobre “No Limite do Mundo”, sua mais nova produção.

MOSTRAS E FESTIVAIS - 2ª MOSTRA TATURANA DE CINEMA

Juntando filmes, luta antirracista e conversas sobre democracia, a 2ª Mostra Taturana de Cinema chega com a proposta de descolonizar olhares exibindo virtualmente mais de 20 produções dirigidas por pessoas negras e indígenas e promovendo atividades diversas em São Paulo e Lisboa. O “Mostras e Festivais” de domingo, dia 19, às 18h, traz as principais informações sobre o festival.

Nas palavras da curadoria, “o cinema pode ser uma ferramenta privilegiada para combater e romper com esses modelos hegemônicos de ver, pensar e representar o outro dentro de uma lógica de opressão. Ver-se em outra perspectiva, imaginar-se, descrever-se e reinventar-se pelo cinema é uma forma de descolonizar imaginários, interrogar as matrizes de  representação opressoras e criar estratégias para a construção de outras, que em vez de reduzir, multiplicam as possibilidades de existência na ideia de diversidade”. 

A Taturana coincide com o Dia Internacional da Democracia, celebrado em 15 de setembro, e os curtas e longas da programação, assim como os debates especiais, serão exibidos gratuitamente na internet entre os dias 14 e 19 deste mês. A seção de longas é exclusivamente brasileira, mas entre os curtas há produções portuguesas, angolanas e até do Quênia. Um dos destaques é “Eu Preciso Destas Palavras Escritas”, ensaio experimental sobre o lendário artista, marinheiro e pugilista Arthur Bispo do Rosário.

Canal Like (530 da Claro)
No ar domingo, dia 19 de setembro, às 18h
Assista também: terça, dia 21, e quinta, dia 23, às 18h

NOS CINEMAS - A ÚLTIMA FLORESTA 

Um documentário nacional é o destaque do “Nos Cinemas” de domingo, dia 19, às 20h. “A Última Floresta” tem início com a seguinte frase: “Os Yanomami vivem em um território no norte do Brasil e no sul da Venezuela há mais de mil anos. Quinhentos anos antes desses países existirem, eles já estavam lá.” É uma observação potente que prepara o público para o filme que está por vir. 

“A Última Floresta” é um filme que acompanha alguns dias na aldeia Watoriki, localizada na divisa do Amazonas com Roraima. Lá, o xamã Davi!Kopenawa!Yanomami! tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições do seu povo, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos, e !Ehuana, uma mulher indígena que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que acontece em seus sonhos.

Segundo o diretor Luiz Bolognesi, a ideia de filmar “A Última Floresta” veio durante as filmagens de seu filme anterior, o “Ex-Pajé”. Em “Ex- Pajé”, Bolognesi retrata um pajé que, após a entrada da igreja evangélica na sua aldeia, se encontra impotente perante o mundo. No próximo filme, Bolognesi queria contar uma história oposta, que mostrasse um pajé atuante, que consegue resistir aos avanços da destruição, física e cultural, do homem branco no território indígena.

Canal Like (530 da Claro)
No ar domingo, dia 19 de setembro, às 20h
Assista também: terça, dia 21, e quinta, dia 23, às 20h

NOS CINEMAS - UMA NOITE DE CRIME

O filme “Uma Noite de Crime - A Fronteira” é o quinto da franquia e está em cartaz nos cinemas brasileiros. A produção deixa uma sensação de que a ficção representada na tela não parece assim tão distante da realidade e o “Nos Cinemas” de domingo, dia 19, às 22h.

Até agora a violência era extravasada numa única noite em que as pessoas libertavam o seu lado selvagem. As ocorrências policiais baixaram e a sociedade vivia em harmonia pelo resto do ano. Mas isso era no passado, porque nesse quinto filme, na manhã seguinte, uma gangue mascarada toca o terror na propriedade da família Tucker. Na verdade, os Estados Unidos inteiro se transformam num caos absoluto.

O sonho americano se esfacela e os protagonistas da história, ironicamente, só têm uma maneira de se salvar, que é escapar pela fronteira do México. A premissa serve também para discutir a xenofobia entre norte-americanos e latinos. Um conflito reverbera na narrativa em geral, mas também é individualizado no casal Juan e Adela. Eles deixam o seu país de origem fugindo do cartel de drogas e acabam empregados na fazenda dos Tucker.

As questões geopolíticas são colocadas na mesa, mas o que interessa mesmo é a escalada de violência. Nisso a franquia nunca decepciona e entrega de novo um resultado excepcional. Quem vai ao cinema desavisado jura que o orçamento é muito maior que os 18 milhões de dólares divulgados. A equipe da Blumhouse repete o excelente trabalho, dessa vez dirigido pelo estreante Everardo Gout.

Canal Like (530 da Claro)
No ar domingo, dia 19 de setembro, às 22h
Assista também: terça, dia 21, e quinta, dia 23, às 22h

MEMÓRIA JEAN-PAUL BELMONDO

Belmondo. Raramente um sobrenome conseguiu definir um estilo totalmente particular de dominar a cena. Nascido em 6 de abril de 1933 em Neuilly sur Seine, Jean-Paul Belmondo começou a carreira de ator no Conservatório de Paris, onde interpretou clássicos do teatro francês da autoria de Racine e Molière. No dia 6 de setembro ele se despediu desse mundo e o Canal Like não poderia deixar de homenagear a estrela com um “Memória” celebrando sua carreira. O especial vai ao ar na segunda, dia 20, às 21h.

Sua atuação no Conservatório de Paris chamou a atenção do produtor Georges de Beauregard, que o escalou para suas primeiras produções nos anos 1950 e o apresentou a um certo Jean-Luc Godard, que lhe ofereceu o papel principal do curta “Charlotte e seu Namorado”. Sarcástico e culto, era uma espécie de esboço do que seria o personagem de Belmondo em “Acossado”, também de Godard. Nascia um dos mais charmosos bandidos do cinema. O eterno anti- herói Michel Poiccard, que pega emprestado trejeitos dos grandes gângsteres representados por Humphrey Bogart.

Belmondo tornou-se um ícone da Nouvelle Vague, onda que varreu o cinema de arte no início dos anos 1960. Ele voltaria a trabalhar com Godard em “Uma Mulher é Uma Mulher” e em “O Demônio das Onze Horas”, dividindo a cena com Anna Karina. Belmondo também atuaria sob a direção de outros gigantes como Jean-Pierre Melville em “León Morin - O Padre”. Louis Malle, no drama existencial “O Ladrão Aventureiro”. François Truffaut, em “A Sereia do Mississipi”. Alain Resnais, em “Savisky”. Ou Peter Brook, em “Duas Almas em Suplício”, onde interpretou o amante de Jeanne Moreau.

Canal Like: 530 da Claro
No ar segunda, dia 20 de setembro, às 21h
Assista também: quarta, dia 22, e sexta, dia 24, às 21h

ENTREVISTA LIKE EM CASA - NO LIMITE DO MUNDO

“No Limite do Mundo” mostra a jornada real do explorador Sir James Brooke (Jonathan Rhys Meyers) até se tornar o rei de Sarawak. Brooke precisou desafiar a coroa britânica, em 1840, e lutar contra a colonização, escravidão e o ataque de piratas em suas terras. Anne Braune conversa com o diretor da produção, Michael Haussman, no  “Entrevista Like em Casa” de segunda, dia 20, às 22h.

O filme é o primeiro longa de Michael Haussman, e o diretor explica o motivo de ter escolhido contar essa história. “A razão para eu escolher dirigi-la foi que eu li o roteiro e não fazia ideia de que era uma história real. Eu comecei a ler sem saber de nada da história e quando cheguei no final e me dei conta que era tudo verdade fiquei encantado. E eu já fui para Bornéu, sou uma das poucas pessoas que já esteve lá”. 

O convidado ainda comenta sobre a trama contada, que define como uma jornada pessoal. “Se pensar bem, é uma história bem pessoal, é um cara fugindo de casa, ele não pertence à Inglaterra e não sabe a qual lugar pertence. E ele encontra esse lugar, é querer e precisar, ele quer fugir e precisa encontrar seu lar. Ele não sabe disso mas acha um lar com essas pessoas e, no fim, você percebe que depois de tudo que ele passou, ele está adaptado a essas pessoas, e não o contrário”.

Canal Like: 530 da Claro
No ar segunda, dia 20 de setembro, às 22h
Assista também: quarta, dia 22, e sexta, dia 24, às 22h

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato