CNN SINAIS VITAIS trata de um tema que afeta 80% da população mundial: a coluna

Divulgação

No ''CNN Sinais Vitais'' desta quarta-feira, 15 de setembro, o Dr. Roberto Kalil vai tratar de um dos temas mais urgentes da medicina moderna: problemas na coluna. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população mundial teve, tem ou terá algum problema na coluna. O alto número está ligado principalmente ao estilo de vida atual, que soma o comodismo com a falta de atividade física.

O ''CNN Sinais Vitais'' vai focar principalmente na hérnia de disco. "No jovem, geralmente ocorre degeneração do disco, e no idoso é comum a artrose", destaca o Dr. Alexandre Fogaça, chefe do grupo de coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia HC/ FMUSP. A hérnia de disco pode ser causada por diversos fatores: pré-disposição genética, idade, postura do dia a dia, entre outros. O tratamento é conservador em 70% dos casos com medicamento e fisioterapia, mas infelizmente 30% são considerados cirúrgicos.

A produção acompanhou uma cirurgia endoscópica, uma técnica nova e minimamente invasiva. Antigamente, o cirurgião fazia uma incisão larga nas costas do paciente. Hoje, com alguns furos, a cirurgia leva menos tempo e a recuperação é muito mais rápida. Outro avanço é a monitorização neurofisiológica que permite acompanhar a parte neurológica do paciente sedado durante a cirurgia. Há 30 anos, era preciso acordar o paciente no meio da cirurgia para realizar uma espécie de check-up dessa parte, chamado de Wake Up Test.

A cantora Alcione, símbolo do samba brasileiro, é uma de nossas personagens. Alcione passou por um procedimento de estímulo de radiofrequência com o Dr. Francisco Sampaio. "Nos meus shows, eu sempre tinha uma cadeira ao lado para me sentar entre uma música e outra", desabafa a cantora.

Na pandemia, problemas relacionados à coluna aumentaram, principalmente por causa do home office. A sobrecarga nas costas e o excesso de tempo trabalhando são os fatores que contribuíram para isso. No Google, a busca por "dor nas costas" aumentou 30% entre março de 2020 e agosto de 2021. "Uma das causas da dor nas costas é chamada de Pescoço de digitador, que é a postura do peso da cabeça em cima da coluna, enquanto olha para o celular", explica Kalil.

Por fim, o Dr. Kalil visitou as instalações da AACD, considerada um dos melhores centros de reabilitação da América Latina. Hoje, 30% dos pacientes da AACD estão com problemas de coluna. Os pacientes são tratados pelo Sistema Único de Saúde ou pela saúde suplementar.

*O ''CNN Sinais Vitais'', com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (15/09), às 22h30, logo após o ''Jornal da CNN'', na faixa nobre da CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato