CNN SINAIS VITAIS trata de um tema que afeta 80% da população mundial: a coluna

Divulgação

No ''CNN Sinais Vitais'' desta quarta-feira, 15 de setembro, o Dr. Roberto Kalil vai tratar de um dos temas mais urgentes da medicina moderna: problemas na coluna. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população mundial teve, tem ou terá algum problema na coluna. O alto número está ligado principalmente ao estilo de vida atual, que soma o comodismo com a falta de atividade física.

O ''CNN Sinais Vitais'' vai focar principalmente na hérnia de disco. "No jovem, geralmente ocorre degeneração do disco, e no idoso é comum a artrose", destaca o Dr. Alexandre Fogaça, chefe do grupo de coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia HC/ FMUSP. A hérnia de disco pode ser causada por diversos fatores: pré-disposição genética, idade, postura do dia a dia, entre outros. O tratamento é conservador em 70% dos casos com medicamento e fisioterapia, mas infelizmente 30% são considerados cirúrgicos.

A produção acompanhou uma cirurgia endoscópica, uma técnica nova e minimamente invasiva. Antigamente, o cirurgião fazia uma incisão larga nas costas do paciente. Hoje, com alguns furos, a cirurgia leva menos tempo e a recuperação é muito mais rápida. Outro avanço é a monitorização neurofisiológica que permite acompanhar a parte neurológica do paciente sedado durante a cirurgia. Há 30 anos, era preciso acordar o paciente no meio da cirurgia para realizar uma espécie de check-up dessa parte, chamado de Wake Up Test.

A cantora Alcione, símbolo do samba brasileiro, é uma de nossas personagens. Alcione passou por um procedimento de estímulo de radiofrequência com o Dr. Francisco Sampaio. "Nos meus shows, eu sempre tinha uma cadeira ao lado para me sentar entre uma música e outra", desabafa a cantora.

Na pandemia, problemas relacionados à coluna aumentaram, principalmente por causa do home office. A sobrecarga nas costas e o excesso de tempo trabalhando são os fatores que contribuíram para isso. No Google, a busca por "dor nas costas" aumentou 30% entre março de 2020 e agosto de 2021. "Uma das causas da dor nas costas é chamada de Pescoço de digitador, que é a postura do peso da cabeça em cima da coluna, enquanto olha para o celular", explica Kalil.

Por fim, o Dr. Kalil visitou as instalações da AACD, considerada um dos melhores centros de reabilitação da América Latina. Hoje, 30% dos pacientes da AACD estão com problemas de coluna. Os pacientes são tratados pelo Sistema Único de Saúde ou pela saúde suplementar.

*O ''CNN Sinais Vitais'', com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (15/09), às 22h30, logo após o ''Jornal da CNN'', na faixa nobre da CNN Brasil.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem