Dez documentários do Curta!On para quem gosta de artes visuais

Divulgação Curta!On

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de artistas mais consagrados no Brasil e no mundo. É que o Curta!On, o clube de documentários do Curta disponível no NOW da Claro/NET e em curtaon.com.br,  possui um rico acervo de filmes sobre grandes nomes da pintura, escultura e instalações. As produções retratam também épocas e estilos diversos, do barroco ao contemporâneo, do século XVII à atualidade.

Confira dez destaques:

Cildo: Cildo Meireles é um dos principais artistas plásticos brasileiros. Conduzido pelas palavras do próprio Cildo, o filme dirigido por Gustavo Moura percorre suas obras, procurando entender o processo criativo e o pensamento do artista. Do ateliê onde trabalha às grandes exposições internacionais de Inhotim, em Minas Gerais, ao Tate Modern, em Londres do Cruzeiro do Sul ao Desvio para o Vermelho, o filme faz uma trajetória reflexiva e profundamente sensorial. Classificação: 10 anos.

O Mundo Segundo Anish Kapoor: Multicultural mágico, perfeccionista estético e engenheiro do impossível, o escultor Anish Kapoor avança em novos desafios artísticos e técnicos, como em sua enorme estrutura inflável, com a qual tomou conta do Grand Palais, em Paris, na exposição Monumenta 2011. Esse documentário, dirigido por Heinz Peter Schwerfel, recria o mundo de acordo com Kapoor, através de uma jornada desde seus estúdios em Londres até instalações permanentes de Chicago e Nápoles, passando por exposições em Bilbao, Bombaim e Deli. Classificação: 10 anos.

Diego Velázquez – Realismo Selvagem: O documentário, dirigido por Karim Ainouz, traz um olhar pouco explorado sobre a obra de Diego Velázquez, artista que buscou incessantemente o realismo humano através do tratamento da luz e do espaço ao redor dos personagens de suas obras. O filme escapa de qualquer recurso didático e tenta recriar a ligação emocional entre o trabalho de Velázquez e o olhar do público. Classificação: Livre.

Magritte, Noite e Dia: As memórias e os lugares que o artista visitou são evocados nesse documentário, dirigido por Henri de Gerlache e produzido pela ARTE France, que traz uma visão geral da vida pessoal e artística de Magritte. Classificação: Livre.

A Casa Azul de Frida Kahlo: A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, entre outros. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo. A direção é de Xavier Villetard. Classificação: Livre.

Joan Miró de Perto: Joan Miró é uma figura icônica no mundo artístico. Quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal: ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. Este documentário, dirigido por Albert Solé, traz a excepcional presença de Joan Punyet Miró, seu administrador e neto, e acessa seu estúdio, revelando arquivos nunca vistos para descobrir a faceta menos conhecida do artista: sua privacidade. Classificação: Livre.

Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos: Os diretores Elisa Gomes e Francisco C. Martins investigam a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), hoje reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras e também celebrada por suas gravuras e textos. O filme revela a grandiosidade da obra de Maria e sua ousadia ao tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina, em uma poética transgressora e pioneira. Em paralelo, resgata sua vida como esposa de um importante diplomata e a ligação com Marcel Duchamp, em uma relação de colaboração mútua entre os dois artistas. Classificação: 10 anos.

David Hockney – Tempo Recuperado: Ele é uma figura importante no movimento pop art; um dos artistas mais populares e influentes de sua geração. O lado altamente pessoal e emocional de seu trabalho é muitas vezes negligenciado, assim como a intensidade e a individualidade que ele demonstrou em cada um de seus períodos e estilos sucessivos. Através de imagens, anedotas e detalhada análise pictórica, este documentário destaca como o renomado pintor desafia classificações e permanece misterioso de muitas maneiras: um artista intenso, profundo e infinitamente apaixonado. Classificação: Livre.

Francisco Brennand: Francisco Brennand é pintor, desenhista, escultor e ceramista. Desde 1971, viveu isolado em seu ateliê-oficina num bairro distante do centro da cidade do Recife. O filme, de Mariana Brennand Fortes, narra a trajetória do artista a partir do diário escrito pelo artista, onde ele reescreve sua vida há mais de 60 anos. Classificação: Livre

Rodin Em Seu Tempo:  Parte importante da efervescência cultural e intelectual da belle époque, Auguste Rodin concebeu obras envolvidas pela ousadia e genialidade de seu tempo. O filme, dirigido por Claire Duguet e Leslie F. Grunberg, traz não apenas a história do escultor, mas o espírito permanente que suas criações deixaram na sociedade. Classificação: Livre

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato