Documentário inédito traz novas perspectivas para o tratamento do câncer

Divulgação Curta!

O câncer é uma doença que, há séculos, assola a humanidade e, mesmo com grandes avanços científicos, ainda desafia a medicina. O que a ciência já sabe sobre os diferentes tipos de câncer e a busca por novos tratamentos são temas do documentário francês ''Câncer — Os Novos Pioneiros'', que estreia no Brasil através do Curta! e pode ser visto também no Curta!On, o streaming do canal no NOW/NET e no curtaon.com.br. Dirigido por Marie-Pierre Jaury, o filme traz diferentes perspectivas que ajudam a entender o desenvolvimento dos tumores que matam 8 milhões de pessoas por ano – quase o dobro das mortes por Covid-19 registradas desde o início da pandemia.

O documentário traz depoimentos de médicos e outros especialistas, que explicam a formação de um câncer — através de um crescimento celular descontrolado — e apresentam um histórico dos tratamentos utilizados desde o século XIX – das primeiras cirurgias à quimioterapia, passando pela radioterapia. Em sua maioria, os entrevistados dizem que ainda há muito o que entender sobre a doença. “Não sabemos por que um determinado tumor responde especificamente a tal agente (...). Houve avanços, mas não entendemos necessariamente por que fizemos esses avanços”, afirma o oncologista Fabien Calvo, diretor do Instituto Nacional do Câncer da França.

O filme aborda, ainda, a teoria antiga do médico e fisiologista Otto Warburg, vencedor do Prêmio Nobel em 1931. Segundo ele, a chave para entender o câncer estava em seu metabolismo. Deixada de lado por mais de 50 anos, alguns estudiosos reconhecem agora que a teoria pode ser fundamental para novos avanços no tratamento de tumores.

Partindo dessa abordagem, médicos e membros da indústria farmacêutica comentam sobre o desenvolvimento de pesquisas e tratamentos experimentais promissores, e acreditam que podem estar diante de um novo caminho a ser traçado, para além das investigações genéticas. Porém, reconhecem que ainda estão distantes de desvendar todos os mistérios do câncer: “Meu objetivo seria o de reduzir os incidentes o quanto puder (...) para prolongar a vida ao máximo”, conclui a oncologista Pamela Goodwin, do Lunenfeld-Tanenbaum Research Institute, do Canadá. A estreia é na Sexta da Sociedade, 10 de setembro, às 23h.

Ex-Ministro da Educação, o professor Renato Janine está em novo episódio de 'Incertezas Críticas'

Renato Janine Ribeiro é professor de ética e filosofia política na USP. Foi Ministro da Educação, diretor de avaliação da Capes e recebeu o prêmio Jabuti pelo livro “A Sociedade Contra o Social”. Ele é o protagonista de episódio inédito da terceira temporada de “Incertezas Críticas”, uma exclusividade do canal Curta! dirigida por Daniel Augusto.

Janine versa sobre temas que fazem parte de sua formação como professor, filósofo e especialista ligado às políticas relacionadas à educação e à sociedade. Entre os momentos de destaque de sua entrevista, ele apresenta um apanhado histórico e conceitual para, então, definir o que considera ser uma “boa política” e uma “má política”. Esta última, segundo ele, seria “basicamente a política do preconceito, da desigualdade social gritante, a política da miséria”. A estreia do episódio é na Quinta do Pensamento, 9 de setembro, às 20h30.

 Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 06/09

21h – ''101 Canções que Tocaram o Brasil'' (Série) - Episódio: ''Ó Abre Alas''

A série, apresentada pelo jornalista Nelson Motta, conta a história do nascimento e do amadurecimento de um país por meio de sua expressão cultural máxima: a música popular. Neste episódio, as marchinhas, que reinavam absolutas no início do século XX, começam a ceder espaço ao samba. Diretor: Roberto de Oliveira. Duração: 26min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 07 de setembro terça-feira, às 01h e às 15h; 08 de setembro, quarta-feira, às 09h; 11 de setembro, sábado, à 20h45.

Terça das Artes – 07/09

22h35 – "Maria, Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos'' (Documentário)

Uma investigação sobre a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras, atualmente em cartaz no Masp com a exposição “Desejo imaginante”. O filme revela a grandiosidade da obra de Maria e sua ousadia ao tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina, em uma poética transgressora e pioneira. Em paralelo, resgata sua vida como esposa de um importante diplomata e a ligação com Marcel Duchamp, em uma relação de colaboração mútua entre os dois artistas. Direção: Elisa Gomes, Francisco C. Martins Duração: 80 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos:  08 de setembro, quarta-feira, às 2h35h e às 16h35; 09 de setembro, quinta-feira, às 10h35; 11 de setembro, sábado às 15h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) –  08/09

22h30 – ''Santiago'' (Documentário)

Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade de editar as cenas filmadas, o longa-metragem não foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado. Diretor: João Moreira Salles. Duração: 80 min. Classificação:  10 anos. Horários Alternativos: 09 de setembro, quinta-feira, às 02h30 e 16h30; 10 de setembro, sexta-feira, às 10h30; 11 de setembro, sábado, às 14h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 09/09

20h30 – ''Incertezas Críticas'' (Série) - Episódio: ''Renato Janine Ribeiro''

Renato Janine Ribeiro é professor de ética e filosofia política na USP. Foi Ministro da Educação, diretor de avaliação da Capes e recebeu o prêmio Jabuti pelo livro “A sociedade contra o social”. No seu programa, ele fala sobre o que é a boa política, ética, educação e desigualdade social, entre outros temas. Direção: Daniel Augusto. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos:  10 de setembro, sexta-feira, às 0h30h e às 14h30; 11 de setembro, domingo, às 18h35

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) -10/09

23h- ''Câncer: Os Novos Pioneiros'' (Documentário)

O câncer deve ser entendido e tratado como uma “doença dos genes”? Ou deve ser analisado sob novas perspectivas? Pesquisadores e médicos de vários países pensam assim e querem revolucionar o tratamento. Para eles, o câncer é um distúrbio do metabolismo celular, que pode ser tratado com algumas moléculas simples. Este filme nos convida a acompanhar as pesquisas mais recentes desses cientistas. Direção: Marie-Pierre Jaury. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos:  11 de setembro, sábado, às 03h; 12 de setembro, domingo, às 19h.

Sábado – 11/09

17h30– "Matizes do Brasil'' (Série) – Episódio: ''Hélio Oiticica''

Hélio Oiticica é considerado autor de uma das mais originais e revolucionárias produções artísticas brasileiras, graças ao seu caráter inovador e, muitas vezes, polêmico. Realizou trabalhos envolvendo pintura, escultura, objetos, instalações, performance e escrita. Algumas marcas de sua obra são a abertura à participação do espectador, o uso das cores — em geral vibrantes — e o experimentalismo. Este episódio de “Matizes do Brasil” convida grandes conhecedores do legado do artista, como César Oiticica Filho, Felipe Scovino e Ligia Canongia, para comentarem a trajetória dele, dando ênfase a alguns de seus trabalhos mais famosos. Diretora: Bianca Lenti. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 12 de setembro, domingo, às 09h.

Domingo – 12/09

15h45 – "Joan Miró de Perto'' (Documentário)

Joan Miró foi uma figura icônica no mundo artístico. Quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal: ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. Este documentário traz a excepcional presença de Joan Punyet Miró, seu administrador e neto, e acessa seu estúdio, revelando arquivos nunca vistos para descobrir a faceta menos conhecida do artista: sua privacidade. Diretor: Albert Solé Duração: 52 min. Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato