Em especial exclusivo, MUBI apresenta 13 curtas de David Lynch

Divulgação

Distribuidora e serviço global de streaming com curadoria, a MUBI apresenta o especial David Lynch: Um Gênio Surrealista, com 13 curtas-metragens exclusivos do cineasta. Toda a singularidade de David Lynch em obras vanguardistas produzidas entre 1966 e 2004 e que contemplam animações, experimentos, comédias e documentário, já disponíveis na plataforma.

Diretor, roteirista, produtor, artista visual, músico e ator, David Lynch é um cineasta multidisciplinar. Seu impacto substancial e único, deu origem a uma categorização própria: “Lynchiano”, sinônimo universal para o que atravessa os limites do sonho e da realidade. Sejam exibidas em cinemas, galerias de arte ou televisão, suas obras se manifestam como uma erupção de seu subconsciente. Fascinado pela obscuridade da psique norte-americana, os pesadelos sedutores de David Lynch oscilam entre a beleza e o caos, formando coletivamente uma filmografia ímpar no cinema moderno.

As dezenas de curtas-metragens que Lynch realizou ao longo de sua carreira confirmam seu incansável processo criativo. Alguns são esboços, outros são miniaturas completas, e todos se recusam a ser definidos por uma interpretação redutora. As 13 produções do especial David Lynch: Um Gênio Surrealista são:

A Avó/ The Grandmother (1970) – Neste curta de terror, Lynch mistura técnicas de animação, stop motion e live action. Para fugir dos pais abusivos, um garoto solitário planta sementes estranhas para cultivar uma avó que o conforte.

The Alphabet (1968) – Seu segundo filme utiliza animação e live action. No pesadelo de uma mulher, uma pequena personagem dá à luz as letras do alfabeto enquanto uma mistura de vozes líricas e de crianças canta uma música.

Six Men Getting Sick (1966) – O seu curta de estreia, e que custou duzentos dólares, é uma animação em loop, em que seis figuras humanas vomitam repetidamente.

Dumbland (2002) – Criados, animados e dublados pelo próprio Lynch, os oito episódios desta sitcom retratam um Neandertal violento, seus familiares e vizinhos.

The Amputee (1974) – O curta de uma única tomada mistura horror corporal e comédia. Uma mulher com as duas pernas amputadas escreve uma carta, enquanto sua enfermeira cuida de suas feridas.

Industrial Soundscape (2002) – A partir de uma imagem de Eraserhead, a produção é uma arte visual hipnoticamente animada com batidas ambientais fascinantes e design de som ASMR.

Intervalometer Experiments (2004) – Lynch faz experimentos com fotografias sequenciais, resultando em uma sinfonia assombrosa de luz e movimento em três atos.

Darkened Room (2002) - O cineasta traça uma nova fronteira estética, nesta produção digital, feita um ano após Cidade dos Sonhos, com uma câmera mini DV.

Bug Crawls (2004) - Em mais uma animação que se destaca pelo design de som, num ambiente misterioso e assustador, um pequeno inseto sobe a silhueta de uma casa e cai de costas.

Boat (2007) - Nesta curta experimental, Lynch passeia em seu barco, acompanhado pela voz em off de sua namorada Emily Stofle, que narra a jornada do cineasta.

Out Younder-Neighbor Boy (2001) - A produção misteriosa e cômica traz Lynch e seu filho Austin como uma dupla de caipiras relaxando no jardim.

Lamp (2003) - Documentário que retrata o diretor enquanto constrói uma luminária escultural e explica seu processo artístico e as técnicas utilizadas.

Lumière and Company: David Lynch (1995) – Assim como outros 39 diretores internacionais, Lynch foi desafiado a fazer um curta utilizando o cinematógrafo original, criado pelos irmãos Lumière, em condições similares às de 1895 - cem anos depois.

David Lynch: Um Gênio Surrealista
Especial já disponível na plataforma
mubi.com

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato