"Né brinquedo não": Solange Couto festeja a volta de 'O Clone'

Divulgação

Vinte anos após a exibição original de 'O Clone', "Né brinquedo não", o bordão de Dona Jura (Solange Couto), continua marcante na lembrança do público. Mas o que muita gente não imagina é que foi a própria atriz quem criou a expressão, fazendo com que a personagem se tornasse um sucesso absoluto. "Né brinquedo não foi criação do pai do céu. Costumo conversar com Ele, e pedi que me inspirasse algo diferente. E Ele me fez falar isso de repente quando estava dirigindo. Passei a ter uma popularidade que nunca imaginei com essa personagem", conta a atriz, que também compôs a música que tem o bordão como título, gravada pelo grupo Molejo. "A música fez muito sucesso. Também escrevi o livro 'Receitas de Botequim', a partir da Dona Jura, que teve mais de 150 mil cópias vendidas", relembra Solange, orgulhosa. 

As personalidades que Dona Jura recebia em seu bar, famoso pelo pastel de camarão, eram uma atração à parte na trama. De Pelé a Zeca Pagodinho, vários ícones passaram por lá. Solange relembra desses momentos das gravações com muito carinho. "Tenho inúmeras lembranças das participações. Alguns foram muito especiais: O Pelé, que foi o primeiro a ir, depois os campeões da seleção brasileira e o Sargentelli, que me mandou uma mensagem e eu pedi a Gloria Perez para trazê-lo. Foi emocionante demais", revela. Em entrevista, a atriz conta mais sobre as lembranças do trabalho que mudou sua vida.

De volta a partir do dia 04 de outubro, ‘O Clone’ é escrita por Gloria Perez, com direção de núcleo e geral de Jayme Monjardim, direção geral de Mário Márcio Bandarra e Marcos Schechtmann, e direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso.

ENTREVISTA COM SOLANGE COUTO
 
O que sentiu quando soube que 'O Clone' iria ao ar novamente 20 anos após a exibição original?
Fiquei muito feliz, porque mesmo tendo passado 20 anos, no caso da minha personagem parece que foi ontem.

Quando começou a gravar a novela, você tinha alguma ideia do sucesso que sua personagem teria?
Não imaginava mesmo, e acredito que a Gloria Perez (autora) e o Jayme Monjardim (diretor) também não tinham essa dimensão. Dona Jura era para ser um personagem secundário e se tornou tão grande, um divisor de águas na minha carreira. Passei a ter uma popularidade que nunca imaginei.

Como foi a criação do bordão 'Né brinquedo não", que o público até hoje não esqueceu?
'Né brinquedo não' foi criação do pai do céu. Costumo conversar com Ele, e pedi que me inspirasse algo diferente, e Ele me fez falar isso de repente quando estava dirigindo.

Quais são as lembranças das participações no bar da Jura? Alguma foi mais especial?
Tenho inúmeras lembranças das participações. Algumas foram muito especiais: O Pelé, que foi o primeiro a ir, depois os campeões da seleção brasileira e o Sargentelli, que me mandou uma mensagem e eu pedi a Gloria para trazê-lo. Foi emocionante demais.

O que você recorda de todo o processo de construção da Dona Jura e como foi a preparação para interpretá-la?
A construção começou pelo figurino. O vestido que ela mais usava era cópia de um vestido meu, que pedi a figurinista Marília Carneiro para fazer e ela me atendeu. A faixa do cabelo eu também sugeri e as sandálias comprei e apresentei para aprovação. Não houve preparação maior para ela, até porque era pra ser um papel bem menor do que se tornou. Tive liberdade de fazer do meu jeito. Claro que com a aprovação da autora e da direção.

Como analisa a trajetória da personagem na trama, sua personalidade e seus conflitos?
É muito comum no subúrbio do Rio de Janeiro encontrar centenas de mulheres como ela, busquei as lembranças de infância e interpretei com suas dores, amor, atitudes, acho que daí veio a identificação que as pessoas tem com ela.

Qual foi o maior desafio desse trabalho?
Não caricaturar, não exagerar para ser autêntica.

Qual a principal lembrança que você tem do período de gravação da trama? Como eram os bastidores?
Eu amava dobrar a esquina da cidade cenográfica e gritar: Bom dia meu povo! E todos respondiam em coro. Era muito bom!

Até hoje o público fala desse trabalho com você? Como são essas abordagens?
Não teve até hoje um dia que alguém não fale o bordão ou me chame de Dona Jura (risos).

Você pretende assistir novamente à trama? É muito autocrítica ao rever um trabalho antigo?
Vou assistir sim, com certeza. Autocrítica não cabe mais.

Você guarda alguma recordação desse trabalho? E o famoso pastel, ainda tem a receita?
Tenho um vestido dela guardado e é uma linda recordação. Faço às vezes o pastel de camarão, a mesma receita!

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato