Pantanal enfrenta maior seca dos últimos 50 anos e 'Profissão Repórter' acompanha o trabalho de brigadistas e o resgate de animais

Divulgação Globo/Rafael Maciel

O Pantanal enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos e os riscos de incêndios aumentam com o agravamento da estiagem e a ação humana. Só no ano passado, mais de 25% do bioma foram destruídos por queimadas e ao menos 17 milhões de animais morreram em consequência direta do fogo. Até o dia 21 de setembro, foram registrados mais de cinco mil focos de incêndio em cerca de 990 mil hectares, o equivalente a 6,56% da região. O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 28, mostra o trabalho de brigadistas e resgatistas de animais silvestres. “Essa foi, com certeza, a reportagem mais difícil que já fiz. Em poucos dias, vimos dezenas de animais queimados e os que conseguiam escapar do fogo, eram ameaçados pela falta de comida e de água. Foram imagens muito tristes”, revela a repórter Augusta Lunardi.
 
A equipe partiu de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com a ONG SOS Pantanal, que trabalha com a criação de políticas públicas e treinamento de brigadistas. Formada por bombeiros da reserva contratados pela organização, a brigada circula pelo Pantanal durante os períodos de seca para auxiliar as comunidades locais no combate a grandes focos de incêndio. O programa acompanha uma das ações de combate ao fogo no Parque Estadual Encontro das Águas, a 102 quilômetros de Cuiabá, lugar conhecido pelo turismo e por possuir a maior concentração de onças-pintadas do mundo. No ano passado, 85% do parque foram destruídos pelo fogo. Este ano, os brigadistas batalham para conter o avanço da devastação. 
 
Além das queimadas, a seca e a chamada fome cinzenta ameaçam também a fauna local. Os animais silvestres que escaparam dos incêndios lutam para sobreviver à fome e à falta de água. A equipe do ‘Profissão Repórter’ acompanha também o trabalho dos voluntários do Grupo de Resgate de Animais em Desastre. No período mais crítico das queimadas deste ano, de 1º a 21 de setembro, o grupo salvou 96 animais atingidos direta ou indiretamente pelo fogo, pela seca e pelas altas temperaturas.
 
O 'Profissão Repórter' vai ao ar nesta terça-feira, dia 28, logo após ‘Verdades Secretas’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato