Partituras apresenta especial em homenagem a Carlos Gomes

Divulgação

Para lembrar os 125 anos de morte do compositor Carlos Gomes, o Partituras exibe neste domingo (19) um programa especial com performances que homenageiam um dos patronos da música e da cultura brasileira. A atração vai ao ar às 22h30, na TV Brasil

Durante o tributo, o Partituras mostra uma compilação de apresentações de conjuntos como Quarteto Atlântico e Art Metal Quinteto, além de outros importantes nomes da música de câmara do país. Um dos destaques é a interpretação do Quarteto Carlos Gomes de uma composição de Alberto Nepomuceno, outro grande nome da música nacional, contemporâneo do homenageado.

No repertório exibido ao longo desta edição especial do programa estão: "Sonata para Cordas" (Carlos Gomes), executada pelo Quarteto Atlântico; "Polca" (Carlos Gomes), pelo Art Metal Quinteto; "Valsa Brilhante" (Carlos Gomes e Francisca Gonzaga), pelo Trio D'Ambrosio; "Air para Clarinete e Piano" (Carlos Gomes), interpretada por Maria Teresa Madeira e José Botelho; "Quem Sabe?" (Carlos Gomes, versos de Dr. F. L. Bittencourt Sampaio), por Luiz Senise e Veruschka Mainhardt; "Conselhos" (Carlos Gomes, versos de Dr. Velho Experiente), por Luiz Senise e Ricardo Tuttmann; "Sonata em Ré" (Carlos Gomes), interpretada pela Camerata Jovem do Rio de Janeiro; e "Quarteto n° 02 em Sol Menor"  - I. Allegro Con Fuoco // II. Andante Espressivo // III. Scherzo // IV. Allegro Con Fuoco (Alberto Nepomuceno), pelo Quarteto Carlos Gomes. 

Um gênio musical

Nascido em 1836 em Campinas, São Paulo, Antônio Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera do Brasil. Estudou música com o pai, depois no Conservatório do Rio de Janeiro, até que ganhou uma bolsa de estudos em Milão, na Itália.

Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no renomado Teatro alla Scala, em Milão.

Carlos Gomes é autor da ópera "O Guarani", inspirada no romance do escritor José de Alencar. A abertura da obra é usada como vinheta do programa de rádio "A Voz do Brasil".

"Colombo'', seu último trabalho, foi encenado em 1892 no Teatro Lírico do Rio de Janeiro. Cercado por autoridades e amigos, Carlos Gomes morreu aos 60 anos, em Belém do Pará, no dia 16 de setembro de 1896.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem