TV Brasil estreia série de documentários sobre grandes teatros do país neste domingo

Divulgação

A TV Brasil apresenta neste domingo (3), às 23h30, o episódio de estreia de Teatros no Brasil, seriado documental que traça um roteiro cultural pelos palcos de Norte a Sul do país. Através de imagens e depoimentos, a produção resgata a trajetória, a arquitetura e os grandes espetáculos que passaram por esses lugares.

Criação da Imagem Filmes Produtora, a obra conta, em cinco episódios, a história de teatros que foram e ainda são marcos da cultura nacional. Os documentários tem direção do jornalista Emilio Hucs Gallo.

Para a primeira temporada, os teatros foram escolhidos de acordo com sua importância histórica ou turística para as capitais onde estão localizados. Outros fatores que nortearam a seleção das casas de espetáculo foram os eventos e as curiosidades que permeiam esses espaços.

Durante o programa, exibido semanalmente aos domingos, o público vai conhecer o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na cidade do Rio; o Teatro Castro Alves, em Salvador; o Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília; o Teatro Amazonas, em Manaus; e o Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Primeiro episódio visita o Teatro Amazonas

Intitulado "O Filho Ouro da Floresta", o episódio de estreia da produção vai até Manaus e revela toda imponência do Teatro Amazonas, que representa o sonho e a prosperidade da capital que já foi uma das mais rentáveis e importantes do país. No período do ciclo da borracha, Manaus ganhou fama internacional.

A ambição do homem sobre a floresta determinou um modo diferente de agir e pensar, fazendo com que a cidade simples e pacata se transformasse, pouco a pouco, na representatividade europeia em plena Amazônia. Durante esta edição, o seriado mostra os aspectos desse período que ainda estão vivos em Manaus e como o Teatro se comportou com as mudanças de tempo.

Aos 125 anos, o Teatro Amazonas é um dos mais importantes do Brasil e o principal cartão-postal da cidade. Localizado no Largo de São Sebastião, foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite amazonense da época, que idealizava a cidade à altura dos grandes centros culturais.

Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966, o espaço ainda preserva parte da arquitetura e decoração originais. O estilo arquitetônico é renascentista, com detalhes ecléticos. Na área externa, a famosa cúpula chama a atenção pela exuberância, composta por 36 mil peças nas cores da bandeira brasileira. A maior parte do material usado na construção do teatro foi importada da Europa.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato