TV Cultura assina acordo de cooperação com Xinhua, agência de notícias chinesa

Créditos: Gregory Grigoragi

Na tarde da última segunda-feira (20/9), a TV Cultura deu início a um contrato de cooperação com a Xinhua, agência de notícias oficial da República Popular Chinesa, sendo o principal e maior órgão gerador de notícias do país. A parceria consiste num intercâmbio de informações e, futuramente, de documentários, séries e programas culturais.

Estavam presentes na cerimônia o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf; o diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba; o diretor da Agência Xinhua, Chen Weihua; a Cônsul Geral da China em São Paulo, Chen Peijie; e Múcio Aguiar, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa.

"Esse acordo permite que a TV Cultura vá se informar na fonte primária, não na fonte alternativa ou secundária que são as agências ocidentais de informação sobre a China. Nós temos condições de, doravante, saber exatamente como pensam os chineses e o que dizem os chineses", afirma o presidente da FPA.

A Xinhua foi fundada em 1931, possui mais de 10.000 funcionários, 31 escritórios na China e 107 espalhados pelo mundo com publicações em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, russo, português e alemão. O diretor da agência, Chen Weihua, destaca a importância da TV Cultura no Brasil: "Não é uma TV baseada somente em São Paulo, é divulgada no Brasil inteiro. Então essa parceria entre a Xinhua e a TV Cultura vai ajudar os dois povos a se conhecerem cada dia mais".

Chen Peijie, que esteve presente por meio de transmissão virtual, diz que o acordo de cooperação, entre dois parceiros fortes "certamente vai viabilizar a divulgação de informações e emitir uma voz enérgica", que irá impulsionar a construção de uma comunidade de pudor compartilhado.

Segundo o conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa, a parceria entre a Xinhua e a TV Cultura, sendo a China o país que tem maior relação comercial com o Brasil, permite que os brasileiros conheçam cada vez mais esse importante parceiro comercial.

E para o diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba, essa cooperação tem uma importância estratégica visto que Brasil e China são dois grandes protagonistas na economia, na cultura e na geração de conteúdo. "Então, além de nós termos acesso primeiro à essas informações, é uma importante integração entre duas culturas no mundo e isso cada vez mais se acentuará."

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato