Gaby Amarantos, Dona Onete e outros artistas celebram a música do Pará

Divulgação Curta!

A riqueza musical do Pará é o que move a canoa do cantor e instrumentista Felipe Cordeiro, que navega pelos rios daquele estado ao encontro de artistas que representam toda essa diversidade rítmica. Com o objetivo de realizar uma antologia desse cenário, o documentário ''Ventos Que Sopram — Pará'', dirigido por Renato Barbieri, estreia com exclusividade no Curta!. 

''O Pará é como se fosse um grande rio, muito caudaloso, cheio de vertentes sinuosas (...). A nossa música é exatamente isso'', introduz Felipe logo na primeira cena do filme, repleto de exuberância musical, natural e histórica. Enquanto passeia pelos ritmos paraenses — como o carimbó, o brega e o tecnobrega —, o espectador também mergulha em uma viagem pelas belezas naturais e por construções importantes para o cotidiano local, como o Mercado Ver-o-Peso, em Belém.

O filme rememora as raízes africanas, indígenas e sul-americanas — devido à proximidade de países como o Suriname e a Guiana Francesa — que tem a música paraense, e analisa a influência da história do Pará nessa formação musical. Também relembra artistas e canções antigas e chega até a produção fonográfica atual, apresentando uma nova geração de artistas que se utiliza muito da internet para divulgar seu trabalho e alcançar pessoas de várias partes do mundo.

A narrativa é conduzida pelo historiador e professor Aldrin Figueiredo, por Felipe Cordeiro e por diversos artistas locais, que acompanham o músico em suas andanças. Entre eles: Gaby Amarantos, Dona Onete, Jaloo, Chimbinha, Pinduca, Curica e Manoel Cordeiro, que exaltam, sobretudo, o orgulho de pertencer àquela cultura e àquele pedaço às vezes esquecido do Brasil. 

“Ventos Que Sopram — Pará” é uma produção da GAYA Filmes e da Olho Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Após a estreia no canal, o filme estará disponível no Curta!On, streaming do Curta! no NOW (da Claro/Net) e em curtaon.com.br. A estreia é na Segunda da Música, 18 de outubro, às 22h30.

O fim da plateia passiva: série inédita explora a imersão do público no entretenimento

Um espetáculo sem palco e sem poltronas, em que a plateia se mistura com os atores em cena. Essa modalidade de entretenimento imersivo vem ganhando atenção no mercado internacional, sobretudo após o enorme sucesso de peças como “Sleep No More” e “The Great Comet”, ambas encenadas em Nova York. Para explorar essa possibilidade artística, a série “Immersive.World” chega ao Curta!.

Dirigida por Guto Barra, a produção mostra um panorama completo dessas novas possibilidades de entretenimento e analisa as novas tendências desse tipo de arte nos Estados Unidos. Em cada episódio, a série mergulha em um caminho diferente e mostra o impacto causado pela experiência de estar imerso numa história ou numa obra de arte, o que pode acontecer em galpões, museus ou, até mesmo, em casas e apartamentos. Além do rompimento da quarta parede, por vezes também são rompidas as barreiras entre ficção e realidade.

São dez episódios: “Teatro Imersivo / Performers”; “Arte Imersiva / Galerias Digitais”; “Teatro Imersivo / Música”; “Imersão / Não Ficção”; “Teatro Imersivo / Intimidade”; “Imersão, Fantasia e Storytelling”; “Arte Fora da Caixa / Imersão e Museus”; “Arte Imersiva / Entrando na Luz”; “Teatro Imersivo / Novos Caminhos” e “Experimentação & Arte”.

Em sua estreia, a série apresenta o universo do teatro imersivo de Nova York, pelo ponto de vista de atores, dançarinos e outros performers que se tornaram os maiores nomes do gênero. Focando no espetáculo “Sleep No More” e no inovador “Here”, o episódio explora a relação dos artistas com o público e o mistério por trás das produções imersivas. A estreia é na Terça das Artes, 19 de outubro, às 20h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 18/10

22h30 – ''Ventos Que Sopram — Pará'' (Documentário)

O músico Felipe Cordeiro nos leva a conhecer um rico quadro da cena musical do Pará, promovendo o encontro dos artistas mais representativos das cenas musicais “de raiz” e contemporânea. Com Dona Onete, Jaloo, Chimbinha, Pinduca, Curica, Manoel Cordeiro e Gaby Amarantos, entre muitos outros, “Ventos que Sopram — Pará" constrói um registro antológico único da cena musical paraense. Direção: Renato Barbieri. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de outubro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30; 20 de outubro, quarta, às 10h30; 23 de outubro, sábado, às 15h20.

Terça das Artes – 19/10

20h – "Immersive.World'' (Série) – Ep.: ''Teatro Imersivo / Performers''

Em sua estreia, a série apresenta o universo do teatro imersivo de Nova York, pelo ponto de vista de atores, dançarinos e outros performers que se tornaram os maiores nomes do gênero. Focando no sucesso “Sleep No More” e no inovador “Here”, o episódio explora a relação dos artistas com o público e o mistério por trás das produções imersivas. Direção: Guto Barra. Duração: 25 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de outubro, quarta-feira, às 0h e às 14h; 21 de outubro, quinta-feira, às 08h; 23 de outubro, sábado, às 21h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 20/10

21h – ''Nós, Documentaristas'' (Série) — Ep.: ''Aly Muritiba''

No episódio, o cineasta baiano Aly Muritiba — que, no mês passado, foi premiado no Festival de Veneza com o longa "Deserto Particular" — explica como o fato de ter trabalhado por anos como agente penitenciário influenciou a sua filmografia. Direção: Susanna Lira e Tito Gomes. Duração: 26 min. Classificação:  Livre. Horários Alternativos: 21 de outubro, quinta-feira, às 01h e 15h; 22 de outubro, sexta-feira, às 09h; 23 de outubro, sábado, às 10h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 21/10

20h30 – ''Incertezas Críticas'' (Série) - Ep.: ''Raquel Rolnik''

Raquel Rolnik é professora de arquitetura e urbanismo na USP e foi relatora especial da ONU. Neste episódio inédito de “Incertezas Críticas”, ela explica o que é a cidade a partir do livro que escreveu para a coleção “Primeiros Passos”. Além disso, fala da sua experiência na ONU após a crise de 2008, da colonização da terra e da questão da moradia na era das finanças. Direção: Daniel Augusto Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos:  22 de outubro, sexta-feira, às 0h30 e às 14h30; 23 de outubro, sábado, às 18h35; 24 de outubro, domingo, às 10h.

Sexta da Sociedade – 22/10

22h – ''Os Anos JK — Uma Trajetória Política'' (Documentário)

O filme de Silvio Tendler conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, nascido em Diamantina, Minas Gerais. Relembra sua estreia como político, passa por sua atuação na presidência da República — sobretudo pela construção de Brasília — e vai até a perda dos direitos políticos sofrida durante a ditadura militar. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 110 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 23 de outubro, sábado, às 02h; 24 de outubro, domingo, às 19h05; 25 de outubro, segunda-feira, às 16h; 26 de outubro, terça-feira, às 10h.  

Sábado – 23/10 – ANIVERSÁRIO DE LYGIA CLARK (1920-1988)

22h – ''Respire Comigo — Lygia Clark'' (Documentário)

“Respire Comigo — Lygia Clark” apresenta imagens históricas da artista visual Lygia Clark e relatos dos envolvidos na exposição homônima, que inaugurou, no ano passado, o calendário mundial de comemorações pelo centenário de nascimento dela. A exposição proporcionou a reflexão, através de seus escritos, diários e objetos sensoriais. Tudo levou o espectador a compreender o que motivou Lygia Clark a tirar seus trabalhos da parede e pensá-los em direção ao corpo do outro. Apresentou também algo até então pouco visto: Lygia a partir da visão de si mesma. Em um formato expositivo inédito, com a apresentação do monólogo “Lygia”, misturando as palavras da artista aos objetos sensoriais, os pensamentos da precursora do movimento neoconcreto ganharam voz neste documentário. Direção: Oskar Metsavaht. Duração: 32 min. Classificação: 14 anos.

22h35 – ''Lygia'' (Documentário)

A performer e atriz Carolyna Aguiar interpreta o monólogo “Lygia.”, escrito a partir dos diários de Lygia Clark, pela dramaturga Maria Clara Mattos, que também assina a direção em conjunto com Bel Kutner. Na pesquisa para a criação de “Lygia.”, que envolveu seus diários, entrevistas e estudos de sua obra, fica claro que a artista se realizou, respondeu às suas perguntas e entregou a autoria da obra ao seu espectador participante. Direção: Oskar Metsavaht. Duração: 74 min. Classificação: 14 anos.

Domingo – 24/10

21h10 - ''Person'' (Documentário)

Através de entrevistas com amigos, familiares e pessoas que trabalharam com o cineasta paulista Luiz Sérgio Person, sua filha, Marina, busca descobrir algo mais do que datas e dados biográficos. Direção: Marina Person. Duração: 76 min. Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato