"O Aldir era tão genial, que quando a censura censurava uma letra, ele vinha com uma melhor", afirma João Bosco no Persona

Créditos: Mariana Carvalho

O Persona deste domingo (24/10) recebe o artesão de emoções, que exalta como ninguém as lutas inglórias que através da nossa história não esquecemos jamais. Compositor da "esperança equilibrista", "dança na corda bamba de sombrinha" e "sabe que o show de todo artista tem que continuar", João Bosco é entrevistado por Atilio Bari e Chris Maksud, às 21h, na TV Cultura.

Sobre sua infância, vivida na zona da mata de Minas Gerais, em Ponte Nova, João Bosco conta sobre a influência musical de sua avó, que gostava de tocar bandolim, e de sua irmã mais velha, que tocava piano. E também relembra a primeira vez que ouviu o som da radiola: "Eu achava que só a radiola é que continha o contrabaixo, eu não achava que contrabaixo era instrumento." O compositor ainda fala sobre o período em que cursou engenharia civil e foi estudar em Ouro Preto, e diz: "(Cursei) mas sempre sabendo que a minha engenharia mesmo tinha seis cordas. Era a música."

"Ah, isso foi mágico na minha vida", afirma ao comentar do dia em que conheceu Vinicius de Moraes, tocou um samba a ele, e juntos deram origem ao Samba de Pouso, letrado por Moraes. "Essa geração do Vinicius de Moraes, do Antonio Carlos Jobim, do Dorival Caymmi, essa é a geração da generosidade. Essas pessoas abriam suas portas pra todos, sem distinção, sempre foi assim", completa.

Na edição, o compositor também lembra de Gilberto Gil, Clementina de Jesus, Elis Regina e Aldir Blanc. "O Aldir era tão genial, que quando a censura censurava uma letra, ele vinha com uma melhor. Só o Aldir conseguia fazer isso (...) Então a censura com ele não se dava bem", afirma sobre as músicas feitas na época da ditadura.

Quanto à composição O Bêbado e a Equilibrista, eternizada na voz de Elis Regina, João Bosco relembra: "Essa canção é a voz da Elis. (...) E essa canção, então, toma conta do Brasil e o brasileiro se identifica com essa canção como sendo aquela que chama de volta pra casa aqueles que tinham sido exilados e eles, então, podem voltar pra casa."

O Persona ainda apresenta depoimentos de Nelson Angelo, Rildo Hora, Hermínio Bello de Carvalho, João Donato e Hamilton de Holanda. E no quadro Mestre da Persona, um passeio pela história de Vinicius de Moraes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato