Série Ícones da Vida Selvagem registra desafios dos "cinco grandes" da África

Divulgação

Nesta quinta (7), a TV Brasil leva ao ar, às 21h30, o segundo episódio do seriado documental Ícones da Vida Selvagem. A edição inédita mostra como vivem leões, rinocerontes, leopardos, búfalos e elefantes, os cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem.

Chamados de "cinco grandes" da África, esses animais prosperam na savana graças a uma variedade de adaptações. O poder em números, a confiança na unidade familiar e a luta para chegar ao topo da hierarquia são apenas algumas das maneiras pelas quais eles se destacam diante dos desafios da natureza.

A vida não é fácil para esses representantes da grande fauna africana. Leões, rinocerontes, leopardos, búfalos e elefantes enfrentam muitas ameaças, desde competir por comida em uma paisagem com recursos limitados até evitar caçadores. 

Quem são os "cinco grandes"

Carismático, poderoso e imponente, o leão é encontrado em todo o continente, do sul do Saara à África do Sul. Toda a nobreza, no entanto, não impediu a redução dramática de suas populações, resultado da perda do habitat e da caça.

Com altura média de 3,3 metros e peso de 5,5 toneladas, o elefante-africano é o maior e mais pesado animal terrestre. Suas orelhas enormes e presas de até 70 quilos ajudam esses  paquidermes gigantes a abrir caminhos pela selva, dispersando espécies de plantas e bichos por até 30 mil quilômetros quadrados. 

Apesar de herbívoro, o búfalo tem temperamento agressivo, o que o torna um dos animais mais difíceis de serem caçados na África. Alvo de proteção ambiental, este majestoso mamífero segue pouco ameaçado.

Os rinocerontes dividem-se em duas espécies, ambas cinzas apesar do nome. O rinoceronte-branco é o segundo maior mamífero terrestre do mundo e o negro é menor, mais solitário e elusivo do que seu primo.

Inteligente e veloz, o leopardo se adaptou a diversos habitats e é o mestre da perseguição. Sua estrutura reduzida e cauda longa permitem subir em árvores carregando presas com até seis vezes o peso de seu corpo, uma forma de garantir um jantar livre de hienas e outros predadores.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato