''CNN Sinais Vitais'' discute enfermidade que mata um homem a cada 40 minutos no país

Divulgação

O ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, que vai ao ar na próxima quarta-feira (24), às 22h30min, trata da saúde do homem, com foco no câncer de próstata. Trata-se do segundo câncer mais frequente entre os homens após os tumores de pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, um homem morre a cada 40 minutos vítima dessa doença. Com prevenção e tratamento certeiro é possível reverter estes números.

O programa visita o Centro de Referência da Saúde do Homem. O hospital é considerado o maior centro de saúde especializado da América Latina e é referência nacional no tratamento de cálculo renal e do aumento benigno da próstata. "O Centro de Referência nasceu em oposição ao Centro da Mulher, que era o Pérola Byington. A mulher tinha um local para sua atenção, saúde integral e o homem não tinha. Então isso foi criado para que nós déssemos atenção integral à saúde do homem", disse Joaquim Claro, professor de Urologia da Escola Paulista de Medicina e coordenador do Centro de Referência de Saúde do Homem.

Dados mostram que 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados. Além disso, quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Por isso, a importância de exames simples como o toque e o exame de sangue para identificar o nível de PSA (proteína que aumenta em caso de tumor). "O exame de toque não fere em nada a integridade do homem. É um exame físico, como auscultar o coração, checar a pressão arterial, auscultar os pulmões, ou como fazer uma apalpação do abdômen de alguém", explicou Dr. Fernando Maluf, Diretor Médico Associado do Centro de Oncologia e Hematologia da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O programa também mostra o tratamento e a cirurgia do câncer de próstata, na maioria das vezes feita de forma robótica. O Dr. William Nahas, professor titular de Urologia da Faculdade de Medicina da USP e urologista do ICESP e do Hospital Sírio-Libanês, abriu as portas do centro cirúrgico do ICESP para a produção do programa.

O Dr. Miguel Srougi, urologista da Rede D'or e professor de Urologia da Faculdade de Medicina da USP, defende a prevenção a partir dos 50 anos, e aos 45 para aqueles que possuem casos na família. E ele ainda faz o alerta sobre manter uma qualidade de vida para evitar doenças futuras. "O indivíduo que teve câncer tem obrigação de se exercitar, de evitar carne animal, de não ser obeso, de se cuidar e não fumar".

O episódio ainda falará sobre a hereditariedade e a biópsia que deve ser realizada para identificar o grau do tumor antes do tratamento. Como personagens, o programa traz o seu Francisco que está em tratamento de câncer de próstata; Leandro, que iniciou a prevenção aos 40 anos, depois que o pai descobriu um tumor; e o cantor Beto Barbosa, que foi diagnosticado com câncer de próstata em 2018, e hoje vive muito bem após o tratamento.

* O “CNN Sinais Vitais”, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (24/11), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na CNN Brasil. Horários alternativos: no sábado (13h15 e  03h05), domingo (05h15) e no youtube on demand após a exibição do episódio inédito.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato