Dia da Consciência Negra terá programação especial na CNN Brasil

Divulgação CNN Brasil

A programação da CNN Brasil será especial neste sábado, 20 de novembro, e dedicada ao Dia da Consciência Negra. Ao longo do dia, os entrevistados do CNN No Plural, uma iniciativa do canal multiplataforma para promover a diversidade e a inclusão, discutirão os pilares da luta pela equiparação racial, as conquistas alcançadas e, principalmente, as questões em aberto e os desafios que ainda devem ser enfrentados por toda a sociedade. 

A apresentação do CNN Sábado Manhã, telejornal que vai ao ar das 09h às 12h, será de Luciana Barreto e Jairo Nascimento, que conduzirão o espectador pelos 133 anos decorridos após a Abolição da Escravatura e a desigualdade racial que ainda se mantém no país. 

“Passo 365 dias, na própria CNN Brasil, falando sobre pautas antirracistas. Denuncio o ano inteiro o racismo estrutural, as prisões por engano, as desigualdades no mercado de trabalho, a falta de equidade no acesso a direitos, o machismo que se alia ao racismo para fazer vítimas mulheres negras”, desabafa Luciana, escolhida recentemente pela ONU como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo. “Acho importante que o canal marque a data com uma programação mais incisiva, indicando que precisa estar contribuindo com um Brasil que não tolera o racismo, com um país que respeita sua diversidade e seus cidadãos”, destaca. 

Da mesma forma, o apresentador Jairo Nascimento acredita que a cobertura especial no Dia da Consciência Negra é necessária, pois todos os índices do país ainda apontam para uma sociedade desigual do ponto de vista racial. “Trata-se de uma condição estrutural de racismo que acaba negando direitos básicos a grande parte da população brasileira. Mostrar os problemas, ouvir especialistas, debater ideias e trazer soluções é papel do jornalimo”, afirma Jairo. “Para mim é muito especial esta cobertura. Eu estava quase desistindo do jornalismo e na CNN sinto que meu trabalho é respeitado. Aqui na emissora posso ser quem sou”, complementa. 

Os pilares da Educação, Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e Representatividade estarão no centro das discussões. Em formato de pílulas e entrevistas sobre esses temas, vários personagens contarão suas trajetórias e toda a luta para superar as resistências e preconceitos. 

Entre os participantes, estarão presentes: Letícia Vidica, jornalista, gerente de conteúdo da CNN Brasil, idealizadora e apresentadora do CNN NO PLURAL; Rachel Maia, Conselheira Administrativa da VALE, Banco do Brasil, CVC, Grupo Soma e UNICEF; Nina Silva, executiva de TI, e uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo; José Vicente, Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares; Vera Eunice de Jesus, filha da escritora Carolina Maria de Jesus; e Lilia Schwarcz, historiadora e antropóloga brasileira.

''Já se passaram 133 anos desde a abolição da escravatura e a pergunta provocativa que devemos fazer é ‘Quantos anos mais serão necessários para equiparar a sociedade brasileira?’, indaga a gerente de conteúdo da CNN Brasil, Letícia Vidica. “Em busca desta resposta, que sabemos que é bem complexa, ajustamos uma programação especial na CNN Brasil, para o Dia da Consciência Negra, com a total consciência de que é um dia importante e que temos todos os outros para lutar contra a desigualdade. Todos nós, negros e brancos, temos que lutar em busca desta igualdade”, finaliza.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem