#Provoca entrevista o diretor de fotografia da série The Crown

Créditos: Julia Rugai

Nesta terça-feira (23/11), Marcelo Tas entrevista Adriano Goldman no #Provoca. O brasileiro radicado em Londres é diretor de fotografia da série The Crown e foi premiado, em 2018 e 2021, no Emmy e no BAFTA 2018 por melhor direção de fotografia. A edição inédita vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

No programa, Adriano conta que quando criança gostava de ver o pai filmando por hobby e, ao assistir aos documentários do oceanógrafo Jacques Cousteau, descobriu o que poderia seguir como profissão. No Brasil, começou sua carreira na produtora Olhar Eletrônico, e na MTV Brasileira dirigiu videoclipes, incluindo Orgasmatron, do Sepultura.

Sobre The Crown, destaca alguns aprendizados curiosos: "Eu aprendi que eles internamente se chamam de ‘A Firma’, a rainha é chamada por todos de ‘The Boss’, pelos netos inclusive, eles chamam ela de ‘The Boss’. Então é uma superempresa que dá certo há muitos anos e que essa CEO que está no comando há 60, quase 70 anos, ela cometeu poucos erros de imagem, de atitude".

O diretor de fotografia ainda revela spoilers da 5ª temporada da série original Netflix e brinca: "Meu Deus, isso é segredo, mas tudo bem". E continua: "A gente vai reproduzir em um dos episódios uma cena de um filme famoso que ganhou Oscar", remetendo-se a Carruagem de Fogo.

Goldman é também responsável pela direção de fotografia de Andor, série de Star Wars. Sobre a produção, conta: "Não tem roda, pneus, rodas em geral; não tem maçaneta; não tem dobradiça; (....) não tem sangue em Star Wars; não tem pólvora, apesar de ter explosões, não tem arma de fogo".

Durante a edição, o diretor de fotografia ainda fala da maneira como a atriz Meryl Streep trabalha, lembrando quando estiveram juntos em Álbum de Família; comenta como foi convidado para assinar a fotografia de The Crown; e como trabalha a luz através das janelas e luminárias para compor a cena cinematograficamente.

Sobre Adriano Goldman

Premiado por melhor direção de fotografia pela série The Crown no Emmy 2018, 2021 e BAFTA 2018, Adriano Goldman assina direção de fotografia de dezenas de filmes. Entre eles, Cidade dos Homens (2007), Álbum de Família (2013) e Trash, a esperança vem do lixo (2014).
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem