#Provoca entrevista o diretor de fotografia da série The Crown

Créditos: Julia Rugai

Nesta terça-feira (23/11), Marcelo Tas entrevista Adriano Goldman no #Provoca. O brasileiro radicado em Londres é diretor de fotografia da série The Crown e foi premiado, em 2018 e 2021, no Emmy e no BAFTA 2018 por melhor direção de fotografia. A edição inédita vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

No programa, Adriano conta que quando criança gostava de ver o pai filmando por hobby e, ao assistir aos documentários do oceanógrafo Jacques Cousteau, descobriu o que poderia seguir como profissão. No Brasil, começou sua carreira na produtora Olhar Eletrônico, e na MTV Brasileira dirigiu videoclipes, incluindo Orgasmatron, do Sepultura.

Sobre The Crown, destaca alguns aprendizados curiosos: "Eu aprendi que eles internamente se chamam de ‘A Firma’, a rainha é chamada por todos de ‘The Boss’, pelos netos inclusive, eles chamam ela de ‘The Boss’. Então é uma superempresa que dá certo há muitos anos e que essa CEO que está no comando há 60, quase 70 anos, ela cometeu poucos erros de imagem, de atitude".

O diretor de fotografia ainda revela spoilers da 5ª temporada da série original Netflix e brinca: "Meu Deus, isso é segredo, mas tudo bem". E continua: "A gente vai reproduzir em um dos episódios uma cena de um filme famoso que ganhou Oscar", remetendo-se a Carruagem de Fogo.

Goldman é também responsável pela direção de fotografia de Andor, série de Star Wars. Sobre a produção, conta: "Não tem roda, pneus, rodas em geral; não tem maçaneta; não tem dobradiça; (....) não tem sangue em Star Wars; não tem pólvora, apesar de ter explosões, não tem arma de fogo".

Durante a edição, o diretor de fotografia ainda fala da maneira como a atriz Meryl Streep trabalha, lembrando quando estiveram juntos em Álbum de Família; comenta como foi convidado para assinar a fotografia de The Crown; e como trabalha a luz através das janelas e luminárias para compor a cena cinematograficamente.

Sobre Adriano Goldman

Premiado por melhor direção de fotografia pela série The Crown no Emmy 2018, 2021 e BAFTA 2018, Adriano Goldman assina direção de fotografia de dezenas de filmes. Entre eles, Cidade dos Homens (2007), Álbum de Família (2013) e Trash, a esperança vem do lixo (2014).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato