Série Israel Selvagem destaca vida nos arredores do Mar Morto nesta sexta

Divulgação

A TV Brasil apresenta o segundo programa inédito da série documental Israel Selvagem que percorre o Deserto da Judeia nesta sexta (19), às 21h30. A produção mostra a realidade da fauna e flora da região no episódio intitulado "A vida em torno do Mar Morto".

Essa edição revela uma variedade incrível de plantas e animais que vivem em condições extremas, com elevada amplitude térmica, em uma área com características bem particulares. O Deserto da Judeia abriga espécies como o leopardo árabe, a hiena listrada e outras criaturas fascinantes e engenhosas que prosperam em um cenário de sol e areia, com formações de sal deslumbrantes próximas ao Mar Morto.

O Deserto da Judeia é uma pequena região árida que desce na extremidade leste até o Mar Morto, o mais baixo do mundo, a 400 metros abaixo do nível do mar. As altas montanhas da região, com Jerusalém no centro, impedem que a umidade proveniente do Mar Mediterrâneo chegue ao deserto. O território extremamente seco separa esse deserto de Jerusalém e de seus arredores.

Formação geológica da região

A região árida do Deserto da Judeia foi constituída a partir de formações sedimentares que surgiram na época pré-histórica. Elas se originaram no fundo de um lago salgado. Uma das hipóteses é que essa bacia d'água perdeu seus minerais no decorrer do tempo, escoados para o que se conhece como Mar Morto. O acúmulo de sal pode ter acelerado a evaporação das águas e promovido o ambiente desértico da Judeia.

Esse clima árido é caracterizado por um reduzido índice pluviométrico. Assim, a precipitação de água em forma de chuva é mínima. A região tem temperaturas altas durante o dia e uma baixa acentuada no período noturno o que ocasiona uma alta amplitude térmica no ambiente já seco e quente com relevo acidentado.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato