A era dos hipermercados chegou ao fim, constata o programa ''CNN Soft Business''

Divulgação

Enquanto os hipermercados se retraem, os atacarejos avançam.  Dados da consultoria Nielsen mostram que a participação dos modelos "hiper" caiu de 26%, no fim de 2019, para 19%. Ao mesmo tempo, o atacarejo avançou de 30% para 38%. O programa ''CNN Soft Business'' desta quinta-feira, 16/12 (23h30), mostra um fato surpreendente: o fim da era dos hipermercados. O episódio explica as principais diferenças entre os diversos modelos de mercado, como o atacarejo, que vai ocupando, rapidamente, o espaço deixado pelos hipermercados. 

Os apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa conversam com o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra. "Hoje, o que a gente pode falar é que os grandes grupos de varejo estão se tornando multiformatos e multicanais. Então, foi-se o tempo em que a gente tinha grandes redes de hipermercados. Esse já foi um formato dominante no Brasil e durante um bom tempo fez sentido”, declara o entrevistado. Segundo ele, “hoje, a gente fala de grupos varejistas que são multiformatos, ou seja, eles operam lojas de diferentes tipos e tamanhos e multicanais. Eles operam canais diferentes, e-commerce, loja e outras variações”. O presidente da SBVC explica que existe uma diversificação da maneira com que esses grupos atuam:”Eu diria, então, que a gente vem assistindo ao hipermercado deixando de ser o formato relevante de abastecimento do brasileiro." 

O episódio dessa semana também vai falar sobre uma inovação tecnológica para beneficiar uma cadeia de logística gigantesca. A Noruega está desenvolvendo o primeiro navio cargueiro autônomo, que também deve ser elétrico. A empresa Yara, responsável pelo projeto, afirma que o transporte tem o objetivo de cortar a emissão de mil toneladas de carbono por ano, além de substituir cerca de 40 mil viagens movidas a diesel. A ideia, segundo a companhia, é que o navio comece a operar a partir do ano que vem.  

Aproveitando o tema combustíveis, o “CNN Soft Business” desta quinta-feira conta, ainda, a história de um estúdio de design holandês que desenvolveu uma bicicleta elétrica diferente. A grande inovação é que, em vez de uma bateria de lítio, cujo descarte é prejudicial ao meio ambiente, o modelo usa uma bateria a hidrogênio. O programa explica as vantagens dessa troca.

* O CNN Soft Business é exibido às quintas-feiras (22h30min), com reprise no sábado (17h15), domingo (02h20 e 21h) e segunda-feira (00h45). 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato