Câmera Record acompanha o drama de obesos que estão na fila do SUS há anos para fazer a cirurgia bariátrica

Divulgação Record TV

O Câmera Record deste domingo, dia 12/12, relata a luta de pessoas obesas que aguardam para fazer a cirurgia bariátrica no SUS há anos. Com a pandemia, a situação piorou ainda mais. 

Com exceção dos serviços essenciais, o mundo parou diante do coronavírus. A maioria dos hospitais deu prioridade ao atendimento de pessoas infectadas. De acordo com estudo recente da Universidade de São Paulo, cerca de 1 milhão de intervenções foram adiadas ou canceladas no Sistema Único de Saúde em meio à pandemia. Quem já estava na fila por algum motivo, teve que esperar ainda mais. 

Para retratar este drama, o programa acompanhou a rotina de duas pessoas que sofrem há anos na espera do procedimento que pode mudar as suas vidas. 

Com 248 kg, Rogélia está na fila da bariátrica desde 2008 e já teve a cirurgia desmarcada em quatro oportunidades.  Os adiamentos seguidos fizeram com que ela ganhasse mais peso. A mobilidade ficou prejudicada. "Sempre presa dentro de casa, numa cama, não ando, dependo de cadeira rodas", conta. 

Agora Rogélia está pronta, mais uma vez, para o tão sonhado procedimento. A dificuldade em organizar a logística com o SAMU foi o motivo do último adiamento. Depois de muita negociação, socorristas e o Corpo de Bombeiros ajudaram a levá-la ao hospital. A primeira missão foi tirá-la da cama. A porta da casa precisou ser desmontada. Com cuidado, os ajudantes venceram os obstáculos e a colocaram na ambulância. Já na porta do hospital, Rogélia esbanjou otimismo: "Estou muito feliz. É só o começo da minha batalha contra a obesidade". 

Já William é sambista e, durante a pandemia, viu a balança disparar. Sem poder sair às ruas e com shows cancelados, ganhou mais de 30 kg e agora já passa dos 200 kg. Obeso desde os 10 anos, hoje ele só vê uma saída para perder peso e recuperar a saúde: submeter-se à bariátrica. Só que desistiu da fila do SUS por não acreditar que seria chamado para fazer a cirurgia. "Fiquei uns dois anos e pouquinho na fila. E nunca me ligaram para falar da minha vez. Procurei informação, mas ninguém me disse nada", queixa-se. 

A ansiedade gerada pela espera se aliou ao medo. Um primo dele havia feito uma bariátrica no passado e, segundo William, o resultado não foi o esperado. "Ele até teve uma vida normal após a cirurgia, mas voltou a comer e beber do mesmo jeito, aí eu fiquei com trauma", lembra o sambista. Por tudo isso, decidiu abandonar a fila. Agora corre contra o tempo para voltar. Uma preocupação que se estendeu para família. "Ele está muito acima do peso, tenho medo de ele morrer do coração", preocupa-se a avó. 

O Câmera Record vai ao ar neste domingo, às 23h30. A apresentação é de Marcos Hummel. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato