Fé, tolerância e respeito: ''Universo Karnal'' reflete sobre as religiões

Divulgação

O programa ''Universo Karnal'' deste sábado, dia 18 (23h), fala sobre crenças e religiosidade. O episódio "Caminhos da Fé” faz uma reflexão sobre a importância das religiões, que levam conforto a milhares de pessoas.  

O historiador Leandro Karnal conversa com a cantora Fafá de Belém, católica, que já cantou para o Papa Francisco. Ela fala sobre sua fé na existência de Deus. “A primeira vez que eu tive certeza absoluta da existência de Deus foi quando eu fui a Foz do Iguaçu, eu olhei e pensei, tem alguém comandando a paisagem, existe uma energia maior comandando isso”, conta ela. Acompanha ao piano pelo historiador, Fafá canta uma música dedicada à Nossa Senhora.

O “Universo Karnal” também visita o terreiro do antropólogo e pai de santo Rodney William para mostrar os ritos do candomblé praticados por grande número de brasileiros. “As religiões de matriz africana constituíram a identidade nacional “, afirma o apresentador. Ele salienta que as diferenças enriquecem uma sociedade e é preciso tolerância com as crenças dos outros. “A antropologia me ensinou isso, mas o terreiro me ensinou a luta, a resistência. Então, eu não posso existir na antropologia se o babalorixá não existir também,” declara Rodney William. 

Karnal atribui o segredo da permanência das religiões através dos séculos à constante atualização para acompanhar os novos contextos sociais. “Religião é o diálogo da tradição com a vivência de hoje, a permanente atualização da relação das pessoas com o sagrado”, diz. Mas, o que não muda, é a fé que move multidões empenhadas em acreditar naquilo que não podem ver nem pegar, seja qual for a religião. “O divino segue vivo, mas Deus é quem o fiel quer que ele seja”, conclui Karnal.

O episódio desta semana deixa uma dica muito importante, que serve para todos, independentemente da religião: é preciso tolerância e respeito com todos os tipos de crenças. 

*”Universo Karnal” vai ao ar todos os sábados (23h), com reprise aos domingos (23h15)

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato