Mariana Nunes fala sobre dilemas de sua personagem Joana em 'Quanto Mais Vida, Melhor!'

Divulgação Globo/João Miguel Júnior

Joana, personagem de Mariana Nunes em 'Quanto Mais Vida, Melhor!', é uma mulher independente, bem-sucedida profissionalmente, mas que enfrenta um drama pouco abordado na dramaturgia: a solidão da mulher negra. Apaixonada pelo próprio chefe, Guilherme (Mateus Solano), ela acompanha de perto a crise no casamento dele com Rose (Barbara Colen), que, por obra do destino, se aproxima justamente dela. O projeto da médica de levantar uma ala gratuita de atendimento infantil dentro da Clínica Monteiro Bragança tem na ex-modelo uma forte aliada e o sentimento altruísta une a duas.
 
E, nos capítulos que irão ao ar nesta semana, elas estarão juntas em um desfile beneficente para arrecadar fundos para o projeto de Joana e a médica terá seu coração testado, com a proximidade desse casal. Além da possibilidade de colocar luz às questões sensíveis como as afetividades de mulheres negras, na entrevista abaixo, Mariana também exalta a representatividade que seu papel carrega: ‘Esse é um personagem que eu sempre quis ver na TV’.
 
Entrevista com Mariana Nunes, a Joana de ‘Quanto Mais Vida Melhor’:
 
Fale um pouco sobre a Joana, seus dilemas e dores:
A Joana é uma mulher incrível! Ama sua profissão e é uma excelente cirurgiã cardíaca. Também trabalha como voluntária em um hospital público atendendo crianças. Ela é uma mulher muito ética. Tem valores muito corretos. Joana vive uma realidade muito comum a mulheres negras bem sucedidas profissionalmente: quanto mais ascensão a gente tem, menor é o nosso convívio com nossos pares. Isso tem melhorado, mas muito lentamente. Eu, particularmente, ando muito cansada dessa realidade.
 
Qual a importância de termos uma atriz negra vivendo uma médica, bem-sucedida? Acredita que vai inspirar outras meninas negras a seguirem nessa profissão?
Esse é um personagem que eu sempre quis ver na TV, aliás, gostaria de já ter visto esse personagem na minha infância e adolescência porque médicas negras existem há muito tempo. Claro que depois das cotas nas universidades esse número aumentou, mas acredito que a televisão tem a responsabilidade de dar mais visibilidade a essa realidade que é cada vez mais comum.
 
Em quem se inspirou, como foi a preparação para criar essa personagem?
Eu me inspirei em diferentes mulheres negras profissionais da saúde, incluindo minha madrinha, Jovina Flavia, que é dentista. Infelizmente, por conta da pandemia, não pude visitar nenhum centro cirúrgico, mas entrevistei alguns profissionais da área e pude assistir virtualmente a algumas cirurgias.
 
Como sua personagem lida com trabalho voluntário?
Joana lida de forma muito natural com o trabalho voluntário que exerce em um hospital público. Ela acha que é seu dever como médica doar parte de seu tempo e de seu conhecimento para pessoas com um menor poder aquisitivo. Assim como tudo em sua vida, Joana é discreta, não faz disso uma bandeira, mas propõe para Guilherme a criação de uma ala para crianças carentes na Clínica Monteiro Bragança.
 
Quem são as atrizes que inspiraram você?
Taís Araújo é minha musa. Admiro muito a forma como ela administra sua carreira, porque ser atriz é muito mais que derramar lágrimas em cena. Ser atriz é administrar sonhos, realidade, estudos, racismo, machismo, afetos, frustrações e alegrias também. Muitas vezes, a gente vive uma vida inteira em um mesmo dia. É muito cansativo física e emocionalmente. É muito importante manter o autocuidado, fazer análise e ter pausas, mas a parte financeira é sempre uma questão. Mas seguimos fortes.
 
Os quatro protagonistas retornam à Terra com a missão de refazer suas vidas em um ano. O que você quer realizar no próximo ano?
No início do ano começo um novo trabalho e por isso não terei férias por agora, mas assim que acabar meu próximo projeto, meu desejo é fazer uma viagem longa.
 
Agora que acabaram as gravações da novela quais são seus planos?
Agora estou filmando o longa “Grande Sertão Veredas”, Guel Arraes e Flávia Lacerda.
 
‘Quanto Mais Vida, Melhor!’ é criada e escrita por Mauro Wilson, com direção artística de Allan Fiterman. Escrita com Marcelo Gonçalves, Mariana Torres e Rodrigo Salomão, direção geral de Pedro Brenelli e direção de Ana Paula Guimarães, Natalia Warth, Dayse Amaral Dias e Bernardo Sá. A produção é de Raphael Cavaco e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato