Novo estudo da Unidade Infantil da Globo mergulha no universo da primeira infância e em sua rotina familiar

Divulgação

Pela primeira vez, a Unidade Infantil da Globo se dedica a uma investigação focada no universo de crianças em idade pré-escolar - período essencial para o desenvolvimento e formação. Tantos meses após o início do isolamento social, como ficaram as rotinas e jornadas familiares? Para tentar responder a essa e outras questões, os canais Gloob e Gloobinho - em parceria com o Coletivo Tsuru e Quantas - lançam o estudo "Passos e Descompassos da Primeira Infância". A pesquisa foi realizada de forma online e contou com uma fase qualitativa - em julho - e outra quantitativa, desenvolvida ao longo de setembro a partir de entrevistas com mais de mil pais e mães com filhos na faixa etária de 2 a 5 anos, de diferentes regiões do país. O conteúdo na íntegra estará disponível na Plataforma Gente - acesse.

Os anos iniciais de uma criança são muito importantes, já que é quando a capacidade cerebral está em crescimento e em máxima atividade. Necessidades primárias como carinho, afeto, alimentação, acesso à saúde e educação são fatores que influenciam diretamente na sua formação. Neste período, as mudanças a cada ano são significativas no desenvolvimento da linguagem, motricidade - fina e ampla - e na sociabilização.

Com a pandemia, as famílias tiveram que se habituar rapidamente a um novo ecossistema de restrições e isolamento. De acordo com o levantamento, nove a cada dez pais de crianças no target pré-escolar acreditam que as rotinas das casas foram definitivamente alteradas. Dentro deste recorte, 53% dos entrevistados afirmam que os dias se tornaram iguais - úteis e finais de semana se misturam -; 59% concordam que o pijama é o traje oficial do período pandêmico; já com a impossibilidade de sair e sociabilizar, 70% dos pais perceberam um aumento no consumo de vídeos - por parte das crianças e deles mesmos. E com o cotidiano mantido inteiramente dentro de casa, vem o sentimento de sobrecarga, mas ainda assim, 86% dos pais de pequenos na primeira infância se declaram mais felizes por poder usufruir de mais tempo ao lado dos filhos.

"Partindo do desejo de entender profundamente o nosso público, anualmente, escolhemos um tema para investigar algum aspecto do comportamento infantil. Este ano, pela primeira vez, investimos esforços para compreender melhor as fases e desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar, target do nosso Gloobinho. E principalmente, mergulhar fundo para identificar os efeitos de tantos meses de isolamento nos pequenos e em suas rotinas familiares. Assim nasceu o nosso estudo, que vai percorrer sentimentos, atividades e cotidianos no contexto de restrições sociais/retorno gradativo para mostrar, literalmente, os Passos e Descompassos da Primeira Infância. Com esses resultados, esperamos contribuir com a sociedade e com as marcas nesse entendimento e na construção de mensagens que criem conexão e inspiração. Agora, mais do que nunca, precisamos pensar coletivamente e escolher como vamos ressignificar as nossas histórias e crescer com elas. Esse é o nosso convite!", explica Luciane Neno, Gerente de Marketing e Plataformas Digitais da Unidade Infantil da Globo.

Ao longo dos meses de isolamento, as fases de aprendizado dos pequenos se embaralharam e apresentaram, ao mesmo tempo, diferentes estágios de desenvolvimento. Mais crianças começaram a executar atividades sozinhas, como tomar banho, comer e se vestir. Já no âmbito emocional, pediam por mais atenção. Segundo o estudo, com as maiores restrições da vida social, houve uma renovação de regras nas casas e os filhos se tornaram, de certa forma, reguladores da rotina. Diante da realidade na qual manhã, tarde e noite tendem a se misturar, a criança da primeira infância se mostra como um organizador do caos, ao imprimir uma ordem mínima na esfera das suas necessidades mais básicas - que precisam ser supridas ao longo do dia.

Diante dessa nova não-rotina, os pais fazem, resolvem e entregam o que é possível. "Esse é um ponto importante, aceitar que somos afetados e vamos lidar com os efeitos que virão e já estão. Viver a aceitação que somos menos a mãe-maravilha e mais a mãe possível. E para essas crianças, a mãe possível é muito mais interessante. Desde que a mãe possível esteja presente", explica a psicóloga Ana Carolina Valentim, consultora durante o desenvolvimento do estudo.

Neste cenário de ressignificação de convívio familiar, as telas se firmaram como aliadas no processo. A pesquisa mostra que 75% dos entrevistados enxergam a TV como um auxílio para conseguirem exercer outras tarefas, sejam domésticas ou profissionais. Ao mesmo tempo, se dizem sempre atentos ao que os pequenos estão assistindo (84%) e tentam organizar atividades mais diversas (79%).

Dentro da nossa amostra, 90% das crianças pequenas assistem TV, mostrando que as telas são inerentes à realidade e uma tendência contínua. Esse tempo em frente às telas gera debate, mas especialistas apontam que outras variáveis devem ser levadas em conta, como qualidade da interação da criança com o conteúdo. Contudo, essa forte presença dos dispositivos pode ser vista como um aliado às famílias, uma vez que os conteúdos estejam à serviço da rotina da casa, contribuindo e respeitando os momentos de contração e expansão próprios das crianças ao longo do dia, assim como o movimento do sol.

A expansão da manhã é cheia de curiosidade e entusiasmo - de cabeça fresca, bem alimentados e com muita energia, este é o momento de aprender com muita interatividade e diversão. E o que mais de 80% dos pais desejam é ter conteúdos que estimulem o "eduteinment" (educação e entretenimento). Já mais perto do almoço, é hora de diminuir um pouco o ritmo - nesse período, é a vez de propor conteúdos que acalmem e ensinem coisas úteis, preparando os pequenos para a soneca da tarde. Na parte da tarde, com as baterias recarregadas, surge o desejo por movimento e brincadeiras físicas para extravasar a energia. E, no final do dia, é hora de aproveitar para brincar e ficar com os pais, ganhar o momento de colo e se preparar para descansar.

Diante de todo esse quadro, o estudo avalia que é fundamental lançar um olhar cuidadoso sobre as crianças que viveram esses tempos excepcionais. Perceber que, apesar das adversidades, esses casulos-borboletas se descobriram e descobriram o mundo dentro do novo ecossistema que se formou. Que a socialização com outras crianças, quando possível, é um elemento importante para o amadurecimento dos pequenos. E que, juntos, é possível contribuir para a construção de novas histórias.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato