Coração artificial é tema do CNN Sinais Vitais

Divulgação

Enquanto o coração humano não vem, um órgão artificial mantém os pacientes vivos. O CNN Sinais Vitais desta quarta-feira (12.01), às 22h30, mostra como funciona o dispositivo implantado no peito para substituir um coração doente durante a espera pelo transplante. 

Na reprise do episódio O Coração Artificial, o médico Roberto Kalil conta como essa ponte para o transplante assume as funções vitais ao bombear o sangue por todo o corpo das pessoas que estão na fila aguardando um órgão compatível para fazer a cirurgia. Para executar essa tarefa, o equipamento é movido por uma bateria que o paciente pode carregar numa bolsa.

Três dos principais especialistas sobre o tema, os médicos Fabio Jatene, Paulo Pêgo e Estela Azeka*, que realizam o procedimento de implante do coração artificial, explicam a importância dessa técnica e como ela é feita. 

O CNN Sinais Vitais conta a histórias de duas personagens que passaram pelo procedimento. Uma delas é Guilherme Rossi, de 13 anos, a primeira criança brasileira a receber um coração artificial. A outra é a jornalista Ariane Roma, que passou a usar o dispositivo desde que deu à luz uma filha, quando desenvolveu miocardiopatia pós-parto. A trajetória de Ariane emocionou o cantor Eddie Vedder, vocalista da banda Pearl Jam, que dedicou um show inteiro a ela.

O episódio mostra também a fábrica de coração artificial do Instituto do Coração, em São Paulo. E, ainda, uma grande novidade que traz esperança para a medicina: o coração em 3D que está sendo desenvolvido por uma startup.

O programa CNN Sinais Vitais, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar às quartas-feiras, às 22h30.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem