Ad Code

Anthony Bourdain vai à ilha caribenha em busca de resposta

Divulgação

A ilha caribenha de Porto Rico, habitada por cidadãos nascidos ali que se tornaram oficialmente norte-americanos e falam espanhol, é o destino de ''Anthony Bourdain, lugares desconhecidos'' neste domingo, 20 de fevereiro, às 18h45. Em busca do que existe por trás das piñas coladas, do mar azul-turquesa e dos resorts chiques, o chef encontrou uma bela natureza, comida deliciosa, música alegre e pessoas calorosas. Uma experiência que se destacou foi a tradição das “lechoneras”, locais que assam um porco inteiro no espeto por horas. 

A visita aconteceu em meio a uma grande crise econômica e de endividamento recorde descrita por Bourdain como “um estado de limbo financeiro, de paralisia política e impotência, que desafia tanto a decência quanto a crença, uma situação kafkiana que sangra o povo.”

Com cerca de 3,4 milhões de habitantes, Porto Rico foi uma colônia da Espanha adquirida pelos Estados Unidos em 1898, após a Guerra Hispano-Americana. Os cidadãos são norte-americanos por lei e podem circular livremente pelo país. Porém, como Porto Rico não é um Estado, o povo não tem direito a voto para presidente nem para representantes do Congresso – apenas podem escolher o governador do território.

O programa foi gravado semanas antes do furacão Maria arrasar Porto Rico. Bourdain comenta as consequências da catástrofe para a ilha, que é mais carente do que o mais pobre dos estados americanos. 

''Anthony Bourdain: lugares desconhecidos'' é exibido aos domingos, às 18h45. Horários alternativos: domingo (01h30) e sábado seguinte (23h45).

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code