Cade aprova a união entre WarnerMedia e Discovery

Reprodução

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o Ato de Concentração da WarnerMedia e da Discovery. A decisão foi assinada no início da noite desta sexta, 4, por Diogo Thomson de Andrade, Superintendente-Geral interino. A fusão ainda é sujeita à aprovação de órgãos reguladores nos países onde os grupos atuam, incluindo os Estados Unidos.

A análise da Superintendência-Geral do Cade que fundamenta a decisão identificou uma sobreposição horizontal nas atividades de produção de conteúdo audiovisual; licenciamento de conteúdo audiovisual; licenciamento de canais de TV paga, total e dividido por gênero; licenciamento para produtos de consumo, e; serviços de streaming.

No entanto, o parecer aponta que foi possível afastar as preocupações concorrenciais nos mercados relevantes de produção e licenciamento de conteúdo audiovisual, licenciamento para produtos de consumo e serviços de streaming, uma vez que as participações de mercado conjuntas das duas empresas não superam os 20% e a variação do HHI (índice Herfindahl-Hirschman, que mede a concentração de mercado de uma indústria) é inferior aos 200 pontos.

Já para o mercado de licenciamento de canais de TV por assinatura, agregado e segmentado pelos gêneros de filmes e séries básicos e infantil, esses patamares foram superados, todavia, as informações obtidas pelo Cade foram suficientes para afastar as preocupações concorrenciais.

A operação, aponta o parecer, elevará significativamente a participação nos mercados analisados da empresa resultante, a Warner Bros. Discovery. A análise da probabilidade de exercício de poder de mercado, no entanto, revelou condições de rivalidade decorrentes da evolução do mercado e da competição acirrada com as plataformas OTT que mitigariam o risco concorrencial.

Também, aponta o parecer, a Operação elimina uma integração vertical julgada problemática no Ato de Concentração anterior entre a Operadora AT&T e a WarnerMedia, uma vez que a nova empresa será independente. *Com informação Telaviva.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato