Cade aprova a união entre WarnerMedia e Discovery

Reprodução

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o Ato de Concentração da WarnerMedia e da Discovery. A decisão foi assinada no início da noite desta sexta, 4, por Diogo Thomson de Andrade, Superintendente-Geral interino. A fusão ainda é sujeita à aprovação de órgãos reguladores nos países onde os grupos atuam, incluindo os Estados Unidos.

A análise da Superintendência-Geral do Cade que fundamenta a decisão identificou uma sobreposição horizontal nas atividades de produção de conteúdo audiovisual; licenciamento de conteúdo audiovisual; licenciamento de canais de TV paga, total e dividido por gênero; licenciamento para produtos de consumo, e; serviços de streaming.

No entanto, o parecer aponta que foi possível afastar as preocupações concorrenciais nos mercados relevantes de produção e licenciamento de conteúdo audiovisual, licenciamento para produtos de consumo e serviços de streaming, uma vez que as participações de mercado conjuntas das duas empresas não superam os 20% e a variação do HHI (índice Herfindahl-Hirschman, que mede a concentração de mercado de uma indústria) é inferior aos 200 pontos.

Já para o mercado de licenciamento de canais de TV por assinatura, agregado e segmentado pelos gêneros de filmes e séries básicos e infantil, esses patamares foram superados, todavia, as informações obtidas pelo Cade foram suficientes para afastar as preocupações concorrenciais.

A operação, aponta o parecer, elevará significativamente a participação nos mercados analisados da empresa resultante, a Warner Bros. Discovery. A análise da probabilidade de exercício de poder de mercado, no entanto, revelou condições de rivalidade decorrentes da evolução do mercado e da competição acirrada com as plataformas OTT que mitigariam o risco concorrencial.

Também, aponta o parecer, a Operação elimina uma integração vertical julgada problemática no Ato de Concentração anterior entre a Operadora AT&T e a WarnerMedia, uma vez que a nova empresa será independente. *Com informação Telaviva.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato