''CNN Nosso Mundo'' analisa a guerra na Ucrânia

Divulgação

O ''CNN Nosso Mundo'' desta sexta-feira, 25 de fevereiro (22h30), fala sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que tomou proporções bélicas na madrugada desta quinta-feira, com ataques a  várias cidades ucranianas, incluindo a capital, Kiev.  Para analisar a situação e as consequências para região e o mundo,  o programa recebe o historiador Felipe Loureiro, coordenador do curso de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) e do Observatório da Democracia no Mundo.

Felipe Loureiro explica que Putin quer transformar a Ucrânia numa Bielorrússia e ter em Kiev um governo submisso. “Para Putin não existe uma nação ucraniana, mas sim uma nação pan-russa, ou seja, para ele, a Ucrânia é a Rússia”,  afirma Loureiro.

As apresentadoras Luciana Barreto, Rita Wu, Thais Herédia e Lia Bock conversam com Loureiro sobre  as motivações do conflito, como as outras potências se posicionam, os impactos no mundo e que posição o Brasil ocupa nesse cenário. O historiador alerta que “as consequências podem ser sérias, dependendo de como o Brasil vai se comportar”. 

O programa reflete se o ataque armado é realmente uma saída, analisa os possíveis rumos do conflito e se ainda existem alternativas diplomáticas para deter o avanço da Rússia sobre o território ucraniano. 

A CNN Brasil está cobrindo o conflito ao vivo durante toda a sua programação. O repórter Mathias Brotero está em Kiev desde o último domingo, onde acompanhou o aumento da tensão que resultou nos ataques aéreos ordenados por Vladimir Putin por terra, mar e ar nas regiões separatistas que ele considera independentes. 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que os ucranianos usem armas para defender o país.  “O nacionalismo ucraniano é forte o suficiente para uma resistência, mas o custo humano pode ser significativo”, analisa Loureiro. A população tenta fugir pelas fronteiras terrestres e países da Europa Central se preparam para receber os refugiados. Mas o historiador adverte: “a Europa não está preparada para receber esse grande fluxo de imigrantes e as consequências que isso pode trazer para o corpo político europeu são imprevisíveis e muito grandes”. A OTAN anunciou que vai reforçar suas tropas e colocar mais de 100 aviões de guerra em alerta máximo na região. Para o historiador, “aquele que começa a guerra até pode imaginar que sabe como a guerra começa. Mas ele não sabe como ela termina”. 

O programa ''CNN Nosso Mundo'' é exibido às sextas-feiras (22h30), pela CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato