Ad Code

''De Cabral à George Floyd – onde arde o fogo sagrado da liberdade'' chega ao Prime Box Brazil

Reprodução

As semelhanças e particularidades entre o racismo brasileiro e o norte-americano são objetos de análise do documentário ''De Cabral à George Floyd – onde arde o fogo sagrado da liberdade'', que estreia dia 5 de março no canal Prime Box Brazil. Disponível na maioria das operadoras de televisão por assinatura, o canal pode ser acessado também, ao vivo, pela plataforma de streaming Box Brazil Play.

Reconstruindo a genealogia da opressão racial no continente americano, o documentário estabelece os laços de determinação entre a invasão europeia, o extermínio das populações indígenas e o tráfico transatlântico de pessoas escravizadas. O legado histórico estabeleceu um racismo estrutural no Brasil e nos Estados Unidos, manifestado na desproporcional violência policial com os corpos pretos, na criminalização da cultura e religiosidades de matriz africana, e na privação de elementos fundamentais à cidadania, como o acesso à cultura, educação e saúde. 

Recorrendo a depoimentos históricos, intervenções artísticas, debates e entrevistas com importantes personalidades negras do mundo, o filme reivindica um compromisso do estado brasileiro com a urgente reparação histórica aos povos negros e indígenas, destacando a importância de políticas afirmativas na superação do racismo estrutural.

O documentário conta com depoimentos de Ailton Krenak, Abdias do Nascimento, Rubem Confete, Gilberto Gil, Emicida, Djamila Ribeiro, Malcon X, Marielle Franco, Seu Jorge, Angela Davis, Toni Morrison, Taís Araújo, Zezé Motta, Martin Luther King, Milton Santos, James Baldwin

Documentário “De Cabral à George Floyd – Onde arde o fogo sagrado da liberdade”
Onde: Canal Prime Box Brazil
Estreia: 05 de março, às 22:00 horas
Reprises: 09/03 às 03:00, 13/03 às 06:00, 17/03 às 22:00, 22/03 às 06:00, 26/03 às 03:00, 30/03 às 22:00
Duração: 146 minutos
Classificação indicativa: Livre

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code