Documentário 'A Ponte de Bambu' narra a experiência de brasileiros que viveram na China

Divulgação

A China é uma incógnita aos olhos ocidentais. Não há caminho fácil para entender esse gigante que se impõe pelas barreiras do idioma, dos costumes e da história – repleta de sobressaltos políticos e econômicos. Neste domingo, dia 20, a partir das 23h, a GloboNews exibe na sua faixa especial de documentários 'A Ponte de Bambu', no qual o premiado jornalista brasileiro Jayme Martins e sua família nos levam a compreender a China por vias inéditas. Contrapondo duas realidades muito diferentes, o documentário produzido pela MMTV em parceria com a GloboNews e a Globo Filmes, registra a rotina da família Martins frente às grandes transformações pelas quais passou o país e promove uma reflexão sobre a relação da China com os estrangeiros, dentro de seu novo protagonismo global. 
 
Com testemunhos e imagens de importante valor histórico e sentimental, Jayme e sua família relatam suas experiências de um período de raro acesso a estrangeiros no território chinês. Eles contam como foi viver na China comunista dos anos 1960, presenciar a Revolução Cultural de Mao Zedong e o massacre da Praça da Paz Celestial, e sentir no dia a dia a reforma econômica que culminou na superpotência econômica. O também premiado diretor Marcelo Machado mergulha nas memórias de Jayme Martins e vai até a China, onde também guarda conexões afetivas. 
 
‘A Ponte de Bambu’ participou da 25ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul. 
 
Desde 2014, a GloboNews já produziu mais de 70 documentários com a Globo Filmes, com o Canal Brasil e, mais recentemente, com o Globoplay. Títulos que mereceram indicações em vários festivais nacionais e internacionais e a prêmios como o Emmy Internacional (com o documentário 'Torre de David' em 2015, com 'Síria em Fuga' em 2016, 'Aliados' em 2020 e ‘Cercados’ em 2021). A lista inclui ainda renomadas produções como: 'Cidades Fantasmas', 'Libelu – Abaixo a Ditadura' e 'Cine Marrocos' – também vencedoras do Festival É Tudo Verdade –, e 'Marinheiro das Montanhas’, único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes de 2021.     

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato