Ad Code

Legião Estrangeira, com Alberto Gaspar, estreia na TV Cultura discutindo o conflito na Ucrânia

Créditos: Nathalie Bohm

O Legião Estrangeira, apresentado por Alberto Gaspar, estreia nesta quarta-feira (16/2), na TV Cultura, mostrando os diferentes lados e versões do conflito na Ucrânia. A edição vai ao ar a partir das 22h.

Quando a humanidade parece caminhar para a superação da pandemia da Covid-19, o mundo acompanha atônito a possibilidade do início de uma guerra entre Rússia e Ucrânia. Para debater o assunto, o programa conta com a participação da jornalista francesa Fanny Lothaire, do France 24h, do correspondente suíço Tjerk Bruwiller, do Frankfurter Allgemeine Zeitung e, direto de Nova York, de Patrícia Campos Mello da Folha de S. Paulo.
 
O Legião também destacará o encontro do presidente brasileiro Jair Bolsonaro com o russo Vladimir Putin, a imagem do Brasil no exterior, os casos de racismo em território nacional e a maior inflação das últimas décadas na Zona do Euro e nos Estados Unidos.
 
Sobre o Legião Estrangeira
 
Exibido às quartas-feiras, às 22h, após o Jornal da Cultura, o Legião Estrangeira analisa o que acontece no Brasil e no mundo, sob o prisma de correspondentes estrangeiros que aqui atuam e jornalistas brasileiros no exterior.
 
Segundo o apresentador Alberto Gaspar, o Legião quer aproximar as pessoas de assuntos internacionais que afetam a vida de todo mundo e ampliar a visão dos nossos próprios assuntos pelo olhar de correspondentes estrangeiros que nos “traduzem” para a terra deles. Com os olhares atentos, eles descobrem fatos que quem está em seu próprio país não enxerga e explicitam a imagem que os outros países têm do Brasil. "No Legião, os jornalistas participantes deixam seus cargos e se encontram como se estivessem em um clube da imprensa", destaca Ney Marcondes, diretor do programa.
 
"A opinião pública brasileira sempre foi muito atenta à imagem do Brasil lá fora. O Legião Estrangeira pretende captar os movimentos dessa imagem em primeira mão, no depoimento daqueles profissionais que transmitem ao mundo as notícias sobre o Brasil. Além do entrechoque entre os diferentes hábitos e costumes de expatriados no Brasil e brasileiros no exterior", diz Leão Serva, Diretor de Jornalismo da TV Cultura. "O Legião é, acima de tudo, uma atração de boas histórias contadas por esses narradores profissionais e por Alberto Gaspar que, além de ser um dos mais experientes correspondentes internacionais de nossa televisão, é um grande contador de histórias", enfatiza.
 
“A vida de correspondente no exterior é puxada, mas muitas vezes prazerosa, também. E até pitoresca. Na vida pessoal, percebo como as pessoas gostam de ouvir pequenas histórias pessoais nunca publicadas. Bastidores de coberturas. Vamos botar na roda de conversa”, diz Gaspar.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code