Rompendo o silêncio de mais um ano sem carnaval, Curta!On lança Especial Samba

Divulgação Curta!On

Como diria a canção, o “samba agoniza, mas não morre”. Esse ritmo tão brasileiro continua vivíssimo e, no Curta!On – Clube de Documentários, promete romper o silêncio de mais um ano sem carnaval. A plataforma de streaming, disponível no NOW - da Claro / NET - e no Tamanduá.TV (https://tamandua.tv.br/planos/curtaon), preparou o Especial Samba especialmente para os dias que seriam dedicados à folia.

A seleção conta com os documentários “Coração do Samba”, “Clementina”, “O Mistério do Samba”, “Cartola – Música Para os Olhos”, “Clara Estrela” e com os episódios: “Ó Abre Alas” da série “101 Canções Que Tocaram o Brasil”; “Teresa Cristina”, de “As Canções da Minha Vida”; “Samba”, de “Danças Brasileiras”; além do capítulo “Tia Surica”, da série “Expresso”.

Confira mais detalhes da seleção:

“Coração do Samba”

Um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. Centrado na Mangueira e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da bateria da escola, o documentário se debruça sobre um exuberante universo de musicalidade e de paixão pela percussão. Direção: Theresa Jessouroun. Duração: 72 min. Classificação: 12 anos.

“O Mistério do Samba”

Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, "O Mistério do Samba" retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou, recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz. O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.  Direção: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Duração: 88 min. Classificação: Livre.

“Clara Estrela”

Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário “Clara Estrela” resgata a carreira da artista, com a narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV. Direção: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir. Duração: 71 min. Classificação: Livre.

“Clementina” 

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Direção: Ana Rieper.  Duração: 75 min. Classificação: Livre. 

“Cartola – Música Para Os Olhos”

A trajetória de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, baluarte da Estação Primeira de Mangueira e um dos mais importantes músicos do samba brasileiro. Em paralelo à história do artista, o filme reflete sobre a construção da memória do país. Direção: Hilton Lacerda, Lírio Ferreira. Duração: 88 min. Classificação: 10 anos.

“As Canções da Minha Vida” (Série) – Episódio: "Teresa Cristina"

“As Canções da Minha Vida” é um grande painel da música brasileira, mostrando quais as músicas que influenciaram artistas importantes. Neste episódio, Teresa Cristina apresenta sua interpretação de “Minha História”. Ela segue falando da sua relação com a música e ilustra o papo com a versão de “Travessia”, famosa na voz de Milton Nascimento. Direção: Marcus Fernando. Duração: 26 min. Classificação: Livre.

“101 Canções Que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “Ó Abre Alas” 

As marchinhas reinavam absolutas no início do século XX. Mas depois de muitos carnavais, o samba mandou avisar que já estava pronto para entrar na festa. Direção: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

“Danças Brasileiras” (Série) – Episódio: “Samba”

O samba é a cara do Brasil: de marginal passou a herói; de ritmo perseguido pelas elites do início do século, virou símbolo nacional. O samba era proibido, o pandeiro era proibido. Suas origens são danças africanas: o lundu, cateretê e o batuque. E suas influências ainda hoje estão fortemente presentes. Direção: Belisário Franca. Duração: 25 min. Classificação: Livre.

“Expresso” (Série) – Episódio: “Tia Surica”

A sambista carioca Iranette Ferreira Barcellos, conhecida como Tia Surica, é uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela. Ao narrar um pouco de sua vida, ela termina por revelar a trajetória da própria escola. Fala de personalidades, tradições, encontros, feijoadas e religiosidades, que integram a história do samba. Direção: Hilton Lacerda, Joaquim Castro. Duração: 26 min. Classificação: Livre.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato