Ad Code

Série documental da TV Brasil revela biodiversidade da Amazônia

Divulgação

O quarto episódio de Nossos Biomas que a TV Brasil exibe neste domingo (20), às 19h, vai desbravar a Amazônia, maior floresta tropical do planeta. Nesta edição inédita, a série documental revela como o local contribui para o equilíbrio climático e como seu ecossistema se renova ao longo do tempo.

Durante o programa de domingo, o seriado destaca porque a floresta Amazônica é um dos últimos lugares do mundo onde se consegue observar a natureza em seu estado mais selvagem. Rica em biodiversidade, há tantos tipos de plantas e animais diferentes que até hoje existem espécies que ainda não foram descobertas pelos pesquisadores. 

Com 60% de sua área situada no Brasil, a Amazônia passa por todos os Estados da região Norte do país, além de Mato Grosso e Maranhão. Pela extensão de seu território, esse bioma pode ser visto pela pluralidade de suas realidades.

A série da emissora pública mostra que a floresta abriga a maior quantidade de povos indígenas do Brasil, muitos deles sem contato regular com o mundo exterior. Dela surgem as chuvas que regulam o clima da América do Sul e em suas matas existem plantas que curam as mais diversas doenças.  

De cheios à vazantes, os ciclos dos rios da Bacia Amazônica também influenciam os tipos de paisagem desse ecossistema, com matas de terra firme e matas de várzea, além de igapós e manguezais.

A Amazônia possui uma complexa rede biológica que não se degenera nem entra em colapso: as paisagens trazem uma sensação de que a vida na Terra começou ali. A floresta é cercada de mistérios que sobrevivem no imaginário coletivo e busca alternativas para se preservar, sem deixar de lado suas riquezas naturais e os povos originários.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code