Solano Ribeiro é o convidado do Persona deste domingo

Divulgação Gabriela Cossio

Neste domingo (20/2), o Persona recebe o crítico e produtor musical Solano Ribeiro. Em uma conversa sobre raízes musicais, arte e MPB, o convidado compartilha suas histórias com os apresentadores Atílio Bari e Chris Maksud. Na TV Cultura, a edição vai ao ar a partir das 21h.
 
Grandes filósofos já diziam que a música exprime a mais alta filosofia, numa linguagem que nem a razão compreende. De música e arte o convidado da edição do Persona conhece. Nascido em São Paulo, no início da Segunda Guerra, Solano Ribeiro compartilha suas memórias de infância. Dos aviões e lembranças de família, ele conta da predominância do rádio, quais eram suas predileções, sobre as radionovelas e as trilhas clássicas da época.
 
Da música, Solano pulou para as artes cênicas e estudou teatro por um tempo. Ele conta sobre o trânsito entre bons trabalhos, na frente e atrás dos palcos. Deixou o teatro e seguiu na música no grupo de rock The Avalons, uma das bandas pioneiras do rock no Brasil.
 
Como produtor, investiu na Bossa Nova paulistana. “Olhando pra bossa nova e aquele fantástico elenco do Rio de Janeiro, eles vinham para São Paulo e faziam shows em boates e tudo mais e em São Paulo também tinha um elenco muito interessante, só que não tinha espaço (...)”, diz Solano. Durante a edição, fala sobre o episódio em que, durante uma apresentação, Vinicius de Moraes disse que São Paulo era o "Túmulo do Samba" e isso mexeu com seus brios e de seus colegas. “Vamos provar que São Paulo não é o túmulo do Samba”, disse Solano. Desde então as reuniões secretas da bossa paulista começaram.
 
A atração também revela os detalhes da participação de Solano como produtor de famosos festivais da década de 60. Em 66, na Record, a MPB recebeu merecido destaque e de lá, cresceu cada vez mais. Ele ainda conta sobre a implementação das guitarras elétricas no estilo musical.
 
Por fim, Solano comenta sobre a importância das produções musicais independentes. “Existe muita coisa boa nova por aí e eu quero abrir uma janela”, pontua Solano. “O espaço da música foi ocupado pelo marketing das gravadoras (...) e o espaço da música popular brasileira, hoje em dia é poderosíssima e existe com muita força pelo país inteiro com absoluta versatilidade”, finaliza. 
 
A edição do Persona conta com depoimentos de Ana Maria Cerqueira Leite, Claudette Soares, Amilson Godoy e Boni.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato