| Divulgação |
A produção documental "Destino: China" estreia na TV Brasil nesta quinta-feira (3), às 16h30, com um registro singular de algumas das mais belas paisagens da província de Yunnan. Lar de aproximadamente 6 mil espécies de plantas, 200 mamíferos e 500 tipos de pássaros, Yunnan é a região temperada com maior diversidade biológica do planeta.
Exibido em dois episódios - o segundo na sexta-feira (4) em mesmo horário -, o documentário mostra reservas naturais e locais de beleza única considerados Patrimônio Mundial desde 2003 por sua rica biodiversidade e notável variedade topográfica. Localizada no sudoeste da China, a província revela um cenário natural que abrange montanhas cobertas de neve, terraços de arroz, lagos, plantações de borracha e chá, desfiladeiros profundos e florestas tropicais.
Programa destaca espécies ameaçadas de extinção
A atração inédita na emissora pública acompanha algumas espécies ameaçadas de extinção, como o macaco preto de nariz arrebitado. Com uma população total de apenas 1700 animais, este primata sobrevive nas montanhas nevadas do norte, na fronteira com o Tibete.
Já os gibões são os únicos antropoides vivos na China que, assim como os orangotangos, gorilas e chimpanzés, são chamados de grandes macacos, primatas avançados muito semelhantes aos humanos. Os gibões de bochechas brancas são classificados como animais protegidos de primeira classe no território chinês.
Ainda durante a produção documental, o público terá a oportunidade de conhecer elefantes que só são encontrados no extremo sul da província de Yunnan, na fronteira com a Birmânia e o Laos. Hoje estima-se que existam somente entre 2 e 300 indivíduos.
Ao longo dos dois episódios de Destino: China, os raros gruas de pescoço negro, cegonhas orientais, pavões, grous da manchúria e calaus são vistos em diferentes pântanos e florestas seguindo três grandes rios, desde o lago Napa em Shangri La até o pântano Xinhuna Caohai, Puer e Xishuangbanna. O panda vermelho, mamífero nativo do Himalaia oriental e do sudoeste da China, também está entre as espécies que lutam pela sobrevivência na região.
Tags:
Programação