Ad Code

''Anthony Bourdain, lugares desconhecidos'' vai ao Sri Lanka

Divulgação

O programa ''Anthony Bourdain, lugares desconhecidos'' deste domingo, 13 de março (18h50) na CNN Brasil, tem como destino o Sri Lanka. A ilha, ao sul da Índia, foi marcada pela presença britânica e ficou famosa, principalmente, pelo conflito que varreu o país de 1983 a 2000. A partir disso, a nação foi dividida em duas frentes religiosas: a maioria cingalesa-budista, no Sul, e a minoria tâmil, formada por hindus, do Norte. 

Anthony Bourdain mostra que as marcas dos tempos hostis são profundas e evidentes até hoje, com uma quantidade enorme de refugiados vivendo em campos, mas a vida começa a voltar à normalidade. Agora é possível circular sem medo pelo país, como mostra o chef numa viagem de trem de dez horas até Jaffna, no norte do país. Quando ele visitou o Sri Lanka pela primeira vez, era impossível completar este trajeto, porque a guerra havia destruído a estrutura ferroviária. 

Neste episódio, Bourdain descobriu um universo diferente do povo tâmil, com imagens de rituais de autoflagelo, grupos de viúvas da guerra tentando se reerguer e a gastronomia especial, a base de caranguejos e um curry especial, exclusivo desta parte do mundo. Tudo feito pela melhor cozinheira possível que, no Sri Lanka, é sempre uma tia da família.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code