Ad Code

“CNN Nosso Mundo” fala da ética na guerra

Divulgação

O ''CNN Nosso Mundo'' avança com a série de entrevistas especiais sobre a Guerra na Ucrânia, apresentando neste sábado, dia 2 de abril (12h), um debate sobre a ética nos conflitos armados.  O convidado é o professor Filicio Mulinari, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Este é o primeiro programa na nova formatação, com a estreia de  Glória Vanique e Letícia Vidica compondo o quarteto de apresentadoras com Rita Wu e Lia Bock.

O episódio abre uma reflexão a partir de duas perguntas: Cabe falar de ética na guerra? Toda guerra já não inclui violação ética? Segundo Mulinari, até nos esportes é difícil delimitar o que é um jogo limpo e um jogo sujo. “Na guerra, essa delimitação fica ainda mais difícil”, afirma, completando que o conflito faz parte do avanço da humanidade, mas é preciso fazer com que ele não se exceda tanto. 

O debate aborda também os direitos humanos no cenário de guerra. “Hoje temos duas questões muito importantes em relação aos direitos humanos e as guerras: como falar de direitos humanos em uma sociedade de interculturalidade e como efetivar, de fato, o cumprimento dos direitos humanos?”, argumenta o professor.  

Filicio Mulinari, que atua nas áreas de filosofia contemporânea, ética e filosofia da educação, acentua a importância do diálogo, ainda mais numa situação tão extrema como a da Ucrânia. “Sem diálogo, não temos diplomacia”, afirma. E alerta que é impossível falar sobre qualquer progresso político internacional sem  falar de diálogo.

Para ele, até mesmo a liberdade pode estar ameaçada no atual contexto de um mundo cibernético. “A liberdade universal tem se tornado cada vez mais volátil. Até onde essa liberdade pode existir em um mundo altamente conectado?”, analisa. 

Sobre uma solução para a tragédia que está destruindo a Ucrânia, Filicio Mulinari afirma que isso ainda está longe de acontecer. “Para uma guerra ter fim, independentemente de quem vença, precisa ter um julgamento de guerra. Não dá para se ter um julgamento com uma guerra andando”, explica. E esclarece, ainda, que em conflitos de política internacional não há heróis nem mocinhos, mas sim, interesses. “Não há essa narrativa infantilizada do bem contra o mal”, conclui.

O ''CNN Nosso Mundo'' vai ao ar sábado ao meio-dia.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code