Ad Code

Luiz Felipe Pondé debate o significado da guerra no ''CNN Nosso Mundo''

Divulgação

O terceiro episódio da série especial sobre a Guerra da Ucrânia exibida pelo  ''CNN Nosso Mundo'' tem como convidado o filósofo Luiz Felipe Pondé, neste sábado, 12  de março (12h).  O debate com  Luciana Barreto, Rita Wu, Thais Herédia e Lia Bock  é  sobre o  significado da guerra no século 21. 

Pondé fala sobre o peso da guerra num mundo que também luta contra a pandemia e analisa as estratégias geopolíticas do presidente russo Vladimir Putin, as quais classifica como “guerra de nervos”.  Segundo ele, “Putin quer trazer a Rússia para a mesa de negociação global. Ele quer dizer: ‘agora somos três’, ele quer trazer a Rússia novamente para a discussão geopolítica do mundo.” Já o Ocidente estaria mandando um recado que vai estrangular a Rússia economicamente.

Para o filósofo,  o presidente russo aposta que o ocidente não vai tão longe quanto ele. “O Putin é um cara muito ousado e está ficando cada vez mais ousado. Isso é perigoso”, afirma. Segundo ele, a figura do homem machão que Putin trabalha  tem eco tanto na extrema direita quanto na extrema esquerda.

Pondé explica que a Rússia nunca foi uma democracia liberal e é possível sentir nas ruas do país que não existe o estado de direito. Para ele, a humanidade sempre gostou de jogar ovo podre,  xingar e , agora, é a vez de linchar os russos. “Essa é a humanidade que sempre existiu, a gente, nos últimos tempos, tem achado que ela não era assim, mas sempre foi”, conclui o filósofo.

Quem é o entrevistado

Luiz Felipe Pondé  é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e autor dos livros "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e "Política no Cotidiano". Com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, ele faz  sucesso com os cursos online "Os filósofos que me formaram" e “Pecados e Amor”. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code