Ad Code

Seriado documental da TV Brasil visita Forte de São Diogo

Divulgação

Neste domingo (3), a TV Brasil exibe, às 19h, o quarto episódio inédito da segunda temporada da série Fortes do Brasil. Durante a edição, o seriado documental visita o Forte de São Diogo, um dos grandes símbolos da arquitetura militar na cidade de Salvador, na Bahia.

Com linhas arrojadas para a época em que foi erguido, o traçado do Forte de São Diogo se destaca na paisagem soteropolitana e encanta os turistas com muita história, cultura e belezas naturais. Construído no Morro de Santo Antônio, do lado direito da praia do Porto da Barra, o Forte está localizado onde anteriormente ficava o Castelo do Pereira. 

Para falar da importância histórica e cultural do monumento, a produção entrevista o historiador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Adler Homero; o gestor dos fortes, do Comando 6ª Região Militar, Capitão Marco Antônio; o historiador  César Ornellas; o arquiteto Mário Mendonça; o historiador e professor Pablo Iglesias Magalhães; o geógrafo Bira; o técnico em audiovisual Lucas Sá; e o pescador e mergulhador Mário Bruno.

A fortificação, erguida em uma posição privilegiada dentro da Baía de Todos os Santos, foi de suma importância para reforçar a defesa do Porto da Barra. Com o apoio do Forte de Santa Maria, seu objetivo era impedir o desembarque de qualquer inimigo naquele acesso ao sul da cidade de Salvador.

A construção do Forte de São Diogo remonta ao governo geral de D. Diogo de Meneses Siqueira (1609-1613), com planta do engenheiro-mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita (1603-1634). Atualmente, o monumento encontra-se sob a guarda do Exército Brasileiro.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code