Seriado documental da TV Brasil visita Forte de São Diogo

Divulgação

Neste domingo (3), a TV Brasil exibe, às 19h, o quarto episódio inédito da segunda temporada da série Fortes do Brasil. Durante a edição, o seriado documental visita o Forte de São Diogo, um dos grandes símbolos da arquitetura militar na cidade de Salvador, na Bahia.

Com linhas arrojadas para a época em que foi erguido, o traçado do Forte de São Diogo se destaca na paisagem soteropolitana e encanta os turistas com muita história, cultura e belezas naturais. Construído no Morro de Santo Antônio, do lado direito da praia do Porto da Barra, o Forte está localizado onde anteriormente ficava o Castelo do Pereira. 

Para falar da importância histórica e cultural do monumento, a produção entrevista o historiador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Adler Homero; o gestor dos fortes, do Comando 6ª Região Militar, Capitão Marco Antônio; o historiador  César Ornellas; o arquiteto Mário Mendonça; o historiador e professor Pablo Iglesias Magalhães; o geógrafo Bira; o técnico em audiovisual Lucas Sá; e o pescador e mergulhador Mário Bruno.

A fortificação, erguida em uma posição privilegiada dentro da Baía de Todos os Santos, foi de suma importância para reforçar a defesa do Porto da Barra. Com o apoio do Forte de Santa Maria, seu objetivo era impedir o desembarque de qualquer inimigo naquele acesso ao sul da cidade de Salvador.

A construção do Forte de São Diogo remonta ao governo geral de D. Diogo de Meneses Siqueira (1609-1613), com planta do engenheiro-mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita (1603-1634). Atualmente, o monumento encontra-se sob a guarda do Exército Brasileiro.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato