Ad Code

A China é o destino do 'Globo Repórter' desta sexta-feira

Divulgação Globo

Morada de um bilhão e 400 milhões de pessoas, a China, destino do 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 15, também tem números grandiosos quando se fala de reserva florestal. Em um ano, o país criou 10 novos parques nacionais imensos para ajudar na reprodução de algumas espécies raras e valorizar a harmonia entre o ser humano e a natureza. . Produzido pela BBC, o programa mostra também a rotina de panda gigantes, leopardos, entre outros animais, em verdadeiros santuários ecológicos. 
 
Numa região em que as temperaturas ultrapassam os 20 graus abaixo de zero, os pandas encontram abrigo seguro para evitar a extinção da espécie. Desde a década de 80, a população do panda gigante quase dobrou na China e, hoje, existem mais de 1800 pandas nas florestas chinesas. 
 
No Tibete,  acredita-se que seja necessário estabelecer uma conexão espiritual com a natureza, principalmente, com a vida selvagem, filosofia que vem sendo transmitida de geração em geração. Por isso, nos picos mais altos da região é comum encontrar bandeiras de orações budistas, colocadas ali para que o vento ao tocá-las espalhe por todos os cantos os pedidos de proteção. Ali, quem faz morada é o urso tibetano, que é visto circulando apenas no verão. No inverno, sua hibernação pode durar até seis meses. 
 
Já na fronteira com a Rússia, o dono do pedaço é o tigre-siberiano, o maior felino do planeta, conhecido na cultura chinesa como o rei dos reis. Antigamente existia uma população de quatro mil tigres nessas florestas e hoje, um parque nacional, que conta com 37 deles, foi criado justamente para evitar a extinção completa desse animal tão emblemático para a região. O programa mostra ainda a luta pela sobrevivência de veados e javalis no local onde das temperaturas despencam para 40 graus abaixo de zero. 
 
O ‘Globo Repórter’ mostra ainda os hábitos dos macacos, esquilos, gato de pallas, entre outros animais e paisagens de beleza natural rara como as montanhas arco-íris do Parque Nacional da Montanha Quilan, formada ao longo de seis milhões de anos, após passar por vários tremores de terra. 

 O 'Globo Repórter' vai ao ar na próxima sexta-feira, 15 de abril, após o ‘BBB22’.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code